O Maio Amarelo é um movimento mundial criado para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Para engrossar esta causa nobre, uma série de ações para conscientização dos motociclistas serão realizadas nas ruas da cidade de São Paulo (SP) durante o mês.  

Leia também:

Fruto da parceria entre a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a Prefeitura Municipal de São Paulo e a CET (Companhia de Engenhara de Tráfego), várias ações serão promovidas em prol da segurança do motociclista, com destaque para a realização do MotoCheck-Up e blitzes educativas nas principais vias de acesso às Marginais Pinheiros e Tietê.

 

Maio amarelo - motos

 

"Em nossa avaliação, uma das contribuições dos fabricantes de veículos de duas rodas é incentivar que seus produtos sejam utilizados de forma correta, eficiente, com segurança e em respeito às regras e normas de trânsito. Isso só é possível, no entanto, se os condutores forem conscientizados e orientados sobre a importância de se praticar a Pilotagem Segura. As ações de conscientização devem ser contínuas. O mês de maio marca uma campanha muito importante”, afirma Marcos Fermanian, presidente da ABRACICLO. 

20º MotoCheck-Up

Maior programa de avaliação de motos e conscientização no trânsito da América Latina, o MotoCheck-Up chega a sua 20º edição e pretende atingir pelo menos 5 mil motociclistas. O evento será realizado na Marginal Tietê, nos baixos da Ponte Governador Orestes Quércia, a “Estaiadinha”, no lado oposto ao Parque Anhembi, das 10h às 16h.

O MotoCheck-up consiste na avaliação gratuita de 21 itens da moto, além de demonstração prática de como deve ser realizada a pilotagem defensiva e o uso correto do sistema de frenagem. Também há distribuição de brindes e entrega de vales para a troca de óleo gratuita.

Segundo levantamento realizado pela entidade ao longo das 19 edições do MotoCheck-Up, o freio traseiro, com 33,4%, é o item que lidera as estatísticas de necessidade de reparo e/ou substituição nas motocicletas, seguido da relação (transmissão), com 27,4%, e freio dianteiro, com 27,3%.

Blitz Educativas

Outra parte da ação envolve 15 blitzes espalhadas pelas principais vias que dão acesso ou estão relacionadas ao tráfego das Marginais Tietê e Pinheiros, como as avenidas Bandeirantes, Rebouças, Faria Lima, Tiradentes, Salim Farah Maluf, Aricanduva e Estrada do M’Boi Mirim, entre outras.

Nessas blitzes serão distribuídos 900 mil panfletos educativos que abordam cinco temas: sinalização durante mudança de faixa, o uso correto do equipamento de segurança, excesso de velocidade, uso do celular e o comportamento do condutor.

Fonte: Abraciclo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com