A Renault acertou a mão quando lançou o Sandero R.S. De um hatch nascido como um projeto "barato" saiu um esportivo de respeito. Mas não foi simplesmente colocar o motor 2.0 flex (F4R) com 150 cv e 20,9 kgfm de torque. A divisão de competições da marca francesa, a Renault Sport, colocou muito tempo de serviço e conhecimento para fazer um dos carros com melhor handling que já passaram por nossas mãos. Em 2015, ele foi mostrado pela primeira vez no Salão de Buenos Aires. Para a edição 2017 do evento, a marca levará a série Racing Spirit, limitada a 1.500 unidades e tabelada em R$ 66.400 (R$ 3 mil a mais que o "normal").

Leia também:

Como diferencial, as rodas de aro 17", com pneus esportivos Michelin Pilot Sport 4 205/45 (que substituem os Continental ContiSportContact 3), são itens de série. Detalhes em vermelho invadem o exterior, como a nova faixa lateral, para-choque dianteiro, extrator traseiro, pinças de freio e as capas dos retrovisores. 

Sandero RS Racing Spirit
Sandero RS Racing Spirit
Sandero RS Racing Spirit

Por dentro, os bancos trocam as faixas cinza e vermelha por uma apenas vermelha, assim como as saídas de ar e painel de instrumentos. O acabamento das colunas e maçanetas das portas é em preto. Entre os bancos, uma placa reproduz o circuito de Brno, na República Tcheca, que faz parte do desenvolvimento da Renault Sport, e numera a unidade. 

Sandero RS Racing Spirit
Sandero RS Racing Spirit

No mais, é o mesmo Sandero R.S. que já conhecemos. Além do motor 2.0 e câmbio manual de 6 marchas com relações curtas - praticamente "trepada" uma na outra, para não perder fôlego -, há seletor de modo de pilotagem (Standard, Sport e Sport+), controles de tração e estabilidade, suspensão totalmente retrabalhada, com novas molas, amortecedores e barras estabilizadoras, freios a disco nas 4 rodas, sistema multimídia Media NAV, direção elétrica com volante do Clio RS e ar-condicionado automático. Ou seja, ele é muito divertido.

Não gostou do preto? Tudo bem. Ainda tem branco e prata, sempre com a combinação vermelha. 

Por Leo Fortunatti, de Curitiba (PR) - Viagem a convite da Renault

Galeria: Sandero RS Racing Spirit

Envie seu flagra! flagra@motor1.com