Pode parecer inusitado, mas a Nissan usou uma tecnologia de quase 200 anos para criar um novo dispositivo-conceito. Lançado pela empresa no Reino Unido, o "Nissan Signal Shield" tem como objetivo conter a distração causada pelo uso de smartphones ao volante. 

Leia também:

O novo dispositivo consiste em uma Gaiola Faraday inserida no apoio de braço de um Nissan Juke, o primeiro modelo a testar a novidade. Trata-se de uma invenção dos anos 1830 do cientista inglês Michael Faraday, que funciona como um compartimento isolado por meio do uso de material condutivo, como malha de metal, que tem a propriedade de bloquear campos eletromagnéticos. 

 

Nissan Signal Shield

 

Quando o smartphone é colocado dentro do compartimento e a tampa é fechada, o "Nissan Signal Shield" cria uma "zona de silêncio" bloqueando todas as conexões de celular, Bluetooth e Wi-Fi do telefone, tanto para envio como para recebimento.

Caso o motorista queira ouvir música ou podcasts armazenados no smartphone, é possível conectar o aparelho ao sistema de entretenimento do veículo por meio da entrada AUX ou USB. O dispositivo ficará conectado ao sistema com fio, mesmo quando estiver dentro do compartimento "Nissan Signal Shield" - para restaurar as conexões sem fio do celular, basta abrir o compartimento do apoio de braço. Assista ao vídeo e veja o funcionamento: 

 

 

As distrações ao volante causadas pelo uso do celular/smartphone têm crescido de forma assustadora no mundo inteiro. No caso dos ingleses, o Automóvel Clube Britânico (RAC) afirma que o número de motoristas que admitem manusear o celular ao dirigir aumentou de 8% em 2014 para 31% em 2016. 

Pete Williams, porta-voz do Automóvel Clube Britânico (RAC), comentou: "Nossa pesquisa mostra que o uso de dispositivos móveis por motoristas alcançou proporções epidêmicas. Como a tecnologia de telefones celulares avançou significativamente, muitas pessoas acabaram se tornando viciadas em seu uso. Entretanto, o uso do celular ao volante constitui uma distração física e mental, sendo considerada uma infração desde 2003. O Nissan Signal Shield é um bom exemplo de tecnologia que pode ajudar os motoristas a fazer um uso mais racional do celular."

Aqui no Brasil a situação não é diferente, e o próprio CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) já havia alertado no ano passado que os aparelhos eletrônicos se tornaram a maior causa de distrações para os motoristas.

Fotos: divulgação

Galeria: Nissan Signal Shield

Envie seu flagra! flagra@motor1.com