Marca planeja fazer lançamento próximo ao do modelo europeu, ao contrário da estratégia adotada com o novo Fiesta

Quando a Ford mostrou a nova geração do Fiesta, a filial brasileira foi logo se apressando em dizer que não havia perspectiva de lançamento do modelo por aqui. Com o novo Focus 2018, porém, a história será um pouco diferente...

Segundo ouvimos de uma fonte ligada à marca durante a apresentação do novo motor 1.5 3 cilindros de 137 cv (que vai equipar inicialmente o EcoSport reestilizado), o Focus é bem mais prioridade para o Mercosul do que o novo Fiesta. Isso porque o Focus é a vitrine de tecnologias da Ford e, além do mais, o Fiesta teve muito do seu espaço no mercado ocupado pelo Ka - que em breve vai ganhar novas versões e câmbio automático para assumir de vez o papel de carro-chefe da empresa por aqui. Já o Fiesta atual será levemente reestilizado.

 

2018 Ford Focus spy photo

 

O Focus de quarta geração já roda em testes na Europa com a carroceria definitiva. Ele terá o entre-eixos ampliado, embora o comprimento não deva crescer muito. A intenção é oferecer melhor espaço interno no banco traseiro, especialmente na região das pernas, e maior porta-malas. O design terá muito do novo Fiesta, com faróis amendoados e as lanternas traseiras em posição baixa, invadindo a tampa do porta-malas. Destaque para o formato em arco do capô e do teto, que visa dar um leve ar de cupê ao hatch médio.

Outra novidade da linha Focus 2018 será a versão aventureira Active, nos moldes do novo Fiesta, com suspensão ligeiramente elevada e visual mais "parrudo". Na Europa, o Focus de quarta geração será equipado com motores Ecoboost turbo de 3 e 4 cilindros. Por aqui, deverá receber o novo Dragon 1.5 3 cilindros aspirado (possivelmente com injeção direta, que a Ford Brasil garantiu "já estar pronto") nas versões de entrada e o mesmo 1.5 com turbo nos modelos topo de linha. Na Europa, esse novo 1.5 turbo já apareceu no Fiesta ST, com 200 cv.

2017 Ford Fiesta
2017 Ford Fiesta

O novo Fiesta vai inspirar muitas coisas no Focus 4, como a versão aventureira e o desenho do painel

Leia também:

Por sua vez, o atual câmbio de dupla embreagem Powershift deverá dar lugar a uma transmissão automática convencional, com conversor de torque e 6 marchas - como vai acontecer com o EcoSport brasileiro em breve. Internamente, o painel do modelo flagrado em testes revela indícios de que a versão final será muito semelhante à do novo Fiesta (foto abaixo), com a multimídia Sync 3 em destaque no centro do painel e a posição parecida do sistema de ar-condicionado e saídas de ar.     

2018 Ford Focus spy photo
2017 Ford Fiesta

O novo Focus 4 tem apresentação esperada para o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. Meses depois, no começo de 2018, deverá começar a produção na Argentina e o na sequência a estreia no Brasil. Resta saber se não haverá atrasos no cronograma da Ford, como vem acontecendo nos últimos lançamentos da marca por aqui...

Fotos: Automedia, CarPix

 

Ford Focus 2018