A Ford fez nesta sexta-feira (5), em São Paulo (SP), a apresentação mundial do seu novo motor 1.5 Dragon flex, de 3 cilindros. Se destacando pela concepção moderna, o propulsor que vai estrear no EcoSport 2018 promete a maior potência específica e o menor consumo da categoria.   

Leia também:

Com 137 cv, potência específica de 91,5 cv por litro (a maior do país entre os aspirados) e 16,2 kgfm de torque máximo, o novo motor tem menos atrito interno, menos peso e tamanho cerca de 10% menor que o de um 4 cilindros equivalente. Trata-se basicamente do novo EcoBoost 1.5 que equipa o Fiesta 2018 europeu, mas sem o turbo e a injeção direta.

 

Ford 1.5 3-cilindros

 

Criado para ocupar o lugar do atual 1.6 16V Sigma (que entrega até 135 cv e 16,7 kgfm), o propulsor 1.5 Dragon tem construção moderna, bloco em alumínio, comando duplo variável, coletor de espace integrado ao cabeçote, válvulas com tuchos hidráulicos e balancins roletados. Para reduzir o nível de vibração, mais intensa em motores de 3 cilindros, a Ford aplicou um eixo balanceiro com mancal hidrodinâmico. 

Além da promessa de ser o motor com maior potência específica e menor consumo da categoria (redução de 5% em relação ao 1.6), a marca destaca ainda que este propulsor não divide nenhum componente com o 1 litro, embora utilize as mesmas tecnologias. Como referência, o 1.0 EcoBoost  tem 125 cv de potência e 17,3 kgfm de torque máximo.

 

Ford EcoSport 2018 Detroit

EcoSport 2018 será o primeiro modelo a receber o novo motor 1.5 3-cilindros

 

O Brasil será o primeiro mercado global a receber este novo motor 1.5, que estreia no EcoSport 2018 e depois chegará a outros países. O SUV reestilizado será lançado nas próximas semanas nas versões com motor 2.0. Posteriormente (a Ford ainda não confirmou a data), ele virá com o propulsor inédito. 

Com informações de Daniel Messeder, de São Paulo (SP)

Galeria: Motor Ford 1.5 Dragon flex, de 3 cilindros

Envie seu flagra! flagra@motor1.com