No último dia 27 de abril, o Conpet, o programa brasileiro de eficiência energética para automóveis, divulgou quais são os modelos mais econômicos do mercado brasileiro. Como são vários modelos, fizemos não apenas um ranking, o dos modelos que menos consomem combustível no geral, mas também quem se dá melhor com gasolina ou com etanol tanto na cidade quanto na estrada. Sempre de acordo com o Conpet. 

 

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    Por conta da variedade de opções de motorização, ficaria difícil apontar qual é o modelo que menos consome sob critérios comuns. A forma mais efetiva de verificar eficiência é, portanto, recorrer a uma medição que o próprio Conpet faz, mas à qual quase ninguém presta atenção: o consumo energético, medido em MJ/km. É ele também o critério de desempate entre modelos com o mesmo consumo. Quanto mais baixo ele é, melhor. Confira os rankings abaixo. E lembre-se deles quando quiser economizar no posto de combustível.

    Os 10 mais na estrada, com gasolina

     

    Toyota Prius 2016

     

      Marca Modelo Motor Transmissão Ar-Cond. Direção Assistida Comb. Cidade E (km/l) Estrada E (km/l) Cidade G/D (km/l) Estrada G/D (km/l) Consumo Energético (MJ/km)
    TOYOTA Prius 1.8-16V CVT S E G 18,9 17 1,15
    PEUGEOT 208 1.2-12V M-5 S E F 10,9 11,7 15,1 16,9 1,32
    CITROEN C3 1.2-12V M-5 S E F 10,6 11,3 14,8 16,6 1,35
    VOLKSWAGEN up! TSI 1.0-12V M-5 S E F 9,6 11,1 13,8 16,1 1,44
    VOLVO XC90 T8 2.0-16V A-8 S E G 15,3 15,8 1,36
    VOLKSWAGEN up! 1.0-12V MTA-5 S E F 9,4 10,6 14 15,8 1,47
    CHEVROLET Novo Prisma 1.0-8V M-6 S E F 8,9 10,8 13,1 15,8 1,52
    FORD KA (5 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,2 10,8 13,5 15,7 1,49
    CHEVROLET Prisma Joy 1.0-8V M-6 S E F 8,7 10,9 12,9 15,6 1,54
    10º CHEVROLET Novo Prisma 1.4-8V M-6 S E F 8,8 10,7 12,9 15,4 1,55

    O Toyota Prius contrariou a máxima de que híbridos só são bons na cidade e emplacou o melhor consumo também na estrada. Se usasse motor flex, talvez também conseguisse ficar na frente com etanol. Sem surpresa, os demais lugares ficaram com motores 1.0 de três cilindros, como o 1.0 TSI, da VW, e o 1.2 Pure Tech, da PSA. Menção honrosa para os 1.0 e 1.4 da GM, tirando leite de pedra até a chegada dos motores de três cilindros da empresa.

    Os 10 mais na cidade, com gasolina

     

    Volta Rápida novo Fusion Hybrid 2017: Tecnológico e ecológico

     

      Marca Modelo Motor Transmissão Ar Cond. Direção Assistida Combustível Cidade E (km/l) Estrada E (km/l) Cidade G/D (km/l) Estrada G/D (km/l) Consumo Energético (MJ/km)
    TOYOTA Prius 1.8-16V CVT S E G 18,9 17 1,15
    FORD Fusion 2.0-16V CVT S E G 16,8 15,1 1,31
    LEXUS CT200H 1.8-16V CVT S E G 15,7 14,2 1,41
    VOLVO XC90 T8 2.0-16V A-8 S E G 15,3 15,8 1,36
    PEUGEOT 208 1.2-12V M-5 S E F 10,9 11,7 15,1 16,9 1,32
    CITROEN C3 1.2-12V M-5 S E F 10,6 11,3 14,8 16,6 1,35
    RENAULT Sandero 1.0-12V M-5 S E-H F 9,5 9,6 14,2 14,1 1,52
    VOLKSWAGEN up! 1.0-12V MTA-5 S E F 9,4 10,6 14 15,8 1,47
    VOLKSWAGEN up! TSI 1.0-12V M-5 S E F 9,6 11,1 13,8 16,1 1,44
    10º RENAULT Logan 1.0-12V M-5 S E-H F 9,4 10 13,8 14,5 1,52

    Se na estrada ir bem é exceção, na cidade é regra os híbridos serem superiores aos demais modelos. Basta ver que todos os primeiros colocados movidos a gasolina contam com o sistema que une motores elétricos aos de combustão interna. Pena ele estar ainda reservado a modelos (bem) acima dos R$ 100 mil no Brasil.

    Os 10 mais na estrada, com etanol

     

    Peugeot 208 é o mais dependente de financiamento em 2017

     

    Posição Marca Modelo Motor Transmissão Ar Cond. Direção Assistida Combustível Cidade E (km/l) Estrada E (km/l) Cidade G/D (km/l) Estrada G/D (km/l) Consumo Energético (MJ/km)
    PEUGEOT 208 1.2-12V M-5 S E F 10,9 11,7 15,1 16,9 1,32
    CITROEN C3 1.2-12V M-5 S E F 10,6 11,3 14,8 16,6 1,35
    VOLKSWAGEN up! TSI 1.0-12V M-5 S E F 9,6 11,1 13,8 16,1 1,44
    CHEVROLET Prisma Joy 1.0-8V M-6 S E F 8,7 10,9 12,9 15,6 1,54
    FORD KA (5 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,2 10,8 13,5 15,7 1,49
    CHEVROLET Novo Prisma 1.0-8V M-6 S E F 8,9 10,8 13,1 15,8 1,52
    FORD KA+ (4 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,3 10,7 13,2 15,3 1,51
    VOLKSWAGEN Voyage 1.0-12V M-5 S H F 8,9 10,7 13,1 15,3 1,53
    CHEVROLET Novo Prisma 1.4-8V M-6 S E F 8,8 10,7 12,9 15,4 1,55
    10º VOLKSWAGEN up! 1.0-12V MTA-5 S E F 9,4 10,6 14 15,8 1,47

    Vitória absoluta do motor Pure Tech 1.2, nos dois modelos que ele equipa: o 208 e o C3. A PSA acertou a mão no desenvolvimento deste motor. Só lamentamos que o 208 não tenha barras de proteção laterais, o que o torna bom de consumo, mas ruim de segurança. O problema talvez também afete o C3.

    Os 10 mais na cidade, com etanol

     

    Citroën C3

     

      Marca Modelo Motor Transmissão Ar Cond. Direção Assistida Combustível Cidade E (km/l) Estrada E (km/l) Cidade G/D (km/l) Estrada G/D (km/l) Consumo Energético (MJ/km)
    PEUGEOT 208 1.2-12V M-5 S E F 10,9 11,7 15,1 16,9 1,32
    CITROEN C3 1.2-12V M-5 S E F 10,6 11,3 14,8 16,6 1,35
    VOLKSWAGEN up! TSI 1.0-12V M-5 S E F 9,6 11,1 13,8 16,1 1,44
    VOLKSWAGEN up! 1.0-12V M-5 S E F 9,5 10,3 13,7 14,8 1,5
    RENAULT Sandero 1.0-12V M-5 S E-H F 9,5 9,6 14,2 14,1 1,52
    VOLKSWAGEN up! 1.0-12V MTA-5 S E F 9,4 10,6 14 15,8 1,47
    RENAULT Logan 1.0-12V M-5 S E-H F 9,4 10 13,8 14,5 1,52
    FORD KA+ (4 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,3 10,7 13,2 15,3 1,51
    FIAT Novo Uno 1.3-8V MTA-5 S H F 9,3 10,1 13,2 13,7 1,57
    10º FORD KA (5 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,2 10,8 13,5 15,7 1,49

    Aqui de novo o 1.2 Pure Tech ficou à frente do 1.0 TSI da Volkswagen, o que confirma o quanto os motores franceses se dão bem com o combustível vegetal. Fora os VW, quem também aparece alto por aqui é o 1.0 de 3 cilindros da Renault, o SCe. O único 4-cilindros a dar o ar de sua graça por aqui é o 1.3 FireFly, da Fiat, um atestado do bom trabalho da engenharia da FCA no motor modular.

    Os 10 campeões de consumo baixo

     

    Toyota Prius 2016

     

      Marca Modelo Motor Transmissão Ar Cond. Direção Assistida Combustível Cidade E (km/l) Estrada E (km/l) Cidade G/D (km/l) Estrada G/D (km/l) Consumo Energético (MJ/km)
    TOYOTA Prius 1.8-16V CVT S E G 18,9 17 1,15
    FORD Fusion 2.0-16V CVT S E G 16,8 15,1 1,31
    PEUGEOT 208 1.2-12V M-5 S E F 10,9 11,7 15,1 16,9 1,32
    CITROEN C3 1.2-12V M-5 S E F 10,6 11,3 14,8 16,6 1,35
    VOLVO XC90 T8 2.0-16V A-8 S E G 15,3 15,8 1,36
    LEXUS CT200H 1.8-16V CVT S E G 15,7 14,2 1,41
    VOLKSWAGEN up! TSI 1.0-12V M-5 S E F 9,6 11,1 13,8 16,1 1,44
    VOLKSWAGEN up! 1.0-12V MTA-5 S E F 9,4 10,6 14 15,8 1,47
    FORD KA (5 Portas) 1.0-12V M-5 S E F 9,2 10,8 13,5 15,7 1,49
    10º VOLKSWAGEN up! 1.0-12V M-5 S E F 9,5 10,3 13,7 14,8 1,5

    Se você tiver obsessão por gastar pouco combustível, será obrigado a gastar uma bela bala para tirar da concessionária tanto o Toyota Prius quanto o Ford Fusion Hybrid. Em matérias anteriores, já comprovamos que a diferença de preço entre o Fusion comum e o híbrido demora muitos anos para se pagar com a economia de combustível. É preciso ter outras compensações para ele valer a pena, como a isenção de rodízio.

     

    Toyota Prius 2016

     

    Já no caso do Prius, que não tem versão não-híbrida, fica a torcida para o Rota 2030 encontrar meios de torná-lo viável para produção nacional, com os devidos descontos para a tecnologia. Ainda mais agora, que os motores diesel, defendidos pela Aprove Diesel, se mostram condenados a desaparecer nos maiores mercados do mundo. Se o plano é exportar, temos de exportar o que outros países desejam. E, quando o assunto é economia, eles querem híbridos. Nós também, como mostram os resultados do Conpet 2017. Só falta conseguirmos pagar por eles...

    Fotos: divulgação/Motor1.com

    Galeria: Toyota Prius 2016

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