Setor automotivo apresenta ao Governo as bases para o "Rota 2030"
Líderes das montadoras estiveram reunidos com o presidente Michel Temer nesta terça-feira (25)
Os principais líderes da indústria automotiva brasileira e representantes da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) estiveram reunidos com o Presidente da República Michel Temer nesta terça-feira (25) em Brasília (DF). O motivo da reunião foi apresentar as bases do próximo regime automotivo, o "Rota 2030", ao governo. Além de Temer, participaram do encontro os ministros Henrique Meirelles, da Fazenda, e Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Com índices elevados de ociosidade nas fábricas, a Anfavea apresentou o plano “Agenda Automotiva Brasil”, que prevê as bases necessárias para um desenvolvimento sustentável de longo prazo. O objetivo é preparar o setor automotivo brasileiro para competir no mercado global, considerando as rápidas transformações que a indústria enfrenta no mundo todo.
Para Antonio Megale, presidente da Anfavea, trabalhar com um horizonte até 2030 é fundamental para o planejamento das empresas: “Estabelecer um programa com prazo superior a dez anos representa um grande avanço para a indústria e para o Brasil, pois dará previsibilidade ao planejamento e investimento das empresas”.
Os planos apresentados a Temer envolvem a recuperação da base de fornecedores, localização de tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, eficiência energética, segurança veicular, inspeção técnica veicular, resolução de entraves logísticos, relações trabalhistas e tributação.
Todos estes pontos já fazem parte das discussões do próximo regime automotivo, que vai substituir o atual Inovar-Auto em 2018. Para o desenvolvimento das ações, o Ministro Marcos Pereira anunciou a criação do Grupo de Alto Nível (GAN) 2030, que terá seis grupos de trabalho para abordar cada um dos temas.
Segundo o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), a previsão é de que até 30 de agosto todos os pontos do novo regime estejam concluídos. Os últimos meses do ano serão destinados às regulamentações necessárias para que tudo esteja em vigor a partir de 1o de janeiro de 2018.
fotos: divulgação
Galeria: Reunião - Anfavea e Michel Temer sobre o Rota 2030
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara aprova fim de pontos na CNH por não pagamento de pedágio
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina