Nova geração do hot hatch vai trocar o motor 1.8 pelo 2.0 do Golf GTI

Enquanto no Brasil o novo Polo teve seu lançamento confirmado pelo presidente da filial, David Powels, na Europa o assunto é a versão esportiva GTI do futuro hatch. Segundo a imprensa europeia, o compacto deverá receber o mesmo motor 2.0 TSI do Golf GTI, porém, numa versão amansada com 200 cv - o Golf GTI passou a 230 cv na última reestilização. 

O motor 2.0 vai promover um upgrade em relação ao atual 1.8 TSI de 190 cv usado pelo Polo GTI, não só em potência como também no torque. Vale dizer que, apesar de maior que o Polo de hoje, a nova geração será mais leve por conta da plataforma MQB-A0 derivada do Golf. 

 

VW Polo GTI spy photos

 

Caso se confirme a instalação do 2.0 TSI no cofre do Polo, a VW estará tomando uma posição contrária à da Ford com seu novo Fiesta ST, que adotou um inédito 1.5 turbo de 3 cilindros e 200 cv no lugar do antigo 1.6 turbo de 4 cilindros. No caso do Polo, é provável que exista também uma versão esportiva intermediária com o novo motor 1.5 TSI de 150 cv, que já teria um desempenho (bem) interessante. Tanto no 1.5 quanto no 2.0, a VW deverá ofertar câmbio manual de 6 marchas e DSG de dupla embreagem e 7 relações. 

E no Brasil, será que teremos o novo Polo GTI ainda que como importado? Não custa lembrar que em 2007 a VW importou 100 unidades do Polo GTI 1.8 20V turbo, que fez a alegria de alguns (poucos) entusiastas. 

Fotos: Motor1

 

Flagra VW Polo GTI