No ano em que começa sua "virada" no mercado brasileiro, a Volkswagen prometeu fazer 9 lançamentos entre carros inéditos e versões atualizadas de modelos existes. Pois o jornalista Renato Maia, do canal Falando de Carro, flagou uma de cada dessas novidades - e rodando juntas! O renovado Golf e o novíssimo Polo.

 

Novo VW Golf 2018 roda limpo no Brasil

 

Pela falta de disfarce, o mais provável é que o reestilizado Golf chegue primeiro ao mercado. Seguindo as (leves) mudanças visuais feitas no modelo europeu (faróis, lanternas, para-choques e rodas), o hatch médio também deverá ganhar novos equipamentos, como multimídia com acionamento por gestos e quero de instrumentos digital. Na parte mecânica, fica a expectativa sobre o fim da versão 1.6 aspirada e o lançamento do 1.0 TSI com câmbio automático.

 

2017 VW Golf facelift

 

Quanto ao Polo, trata-se do projeto mais refinado que o compacto já teve. Esta nova geração nasce sobre a plataforma MQB-A0, uma versão reduzida da base do Golf. Ou seja, além de mais espaçoso, o novo Polo será um mini-Golf para dirigir - veja o que os jornalistas europeus acharam da versão pré-produção.

O novo Polo começa a ser fabricado no Brasil em meados do ano, devendo ser lançado no último trimestre quase em simultâneo com a Europa, onde será apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro. Por aqui terá o motor 1.0 TSI, com possibilidade do 1.6 aspirado nas versões de entrada. Em 2018 ganhará a companha de sua versão sedã, chamada Vitus, para atuar entre o Voyage e o Jetta.

 

Volkswagen Polo 2018 protótipo

 

Considerando o Golf como três novidades (hatch, perua e GTI), o Polo como uma e o recém-apresentado up! 2018 como outra, faltam ainda quatro lançamentos para a VW nesta ano. Nossas apostas recaem sobre o novo Tiguan AllSpace, Amarok V6, versão GTI limitada do Gol e alguma mudança no Fox, que será mantido em linha com a chegada do Polo e pode ganhar versão automática Tiptronic no lugar da automatizada I-Motion.  

Fotos: Renato Maia e divulgação   

Galeria: Flagra VW Polo e Golf

Envie seu flagra! flagra@motor1.com