Renault R.S.2027 concept car
 

A Renault revelou a sua visão de como estará a Fórmula 1 em 10 anos, sendo inflexível de que o esporte deve ter um maior foco nos pilotos.

A fabricante francesa usou o Salão de Xangai para mostrar seu conceito R.S. 2027 - um carro de 600 kg com cockpit fechado e que produz 1.340 cv, entregando uma relação peso-potência nunca antes vista no esporte. 

O bólido teria tração nas quatro rodas, direção nas quatro rodas e seria alimentado por um pequeno motor de combustão interna, mas também impulsionado por um sistema de bateria maior e quase cinco vezes mais poderoso que os usados atualmente na F1.

A Renault acredita que é importante que F1 permaneça emocionante, apesar da evolução dos carros de rua. É por isso que, mesmo com um design de cockpit fechado, os pilotos correriam em uma "bolha" transparente e com um capacete transparente para que os fãs pudessem observá-los em ação.

O R.S. 2027 teria ainda uma iluminação ativa de LED para melhorar a estética, assim como partes aerodinâmicas móveis, tais como asas ativas. Na parte de segurança, bem como o cockpit fechado, o carro seria equipado com duas barras de titânio anticapotagem em caso de acidente.

Mudanças na F1

Bem como a ideia de conceito para o carro, Renault falou sobre maneiras de como a própria F1 pode mudar também.

Entre suas apostas, está que os fãs tenham um acesso maior à telemetria dos carros, e que haja fan-boost disponível para ajudar os pilotos no fim das provas.

Além disso, a fábrica sugere uma mudança no formato dos fins de semana de GP: uma corrida longa de 250 km e outra mais curta batizada de "sprint final".

Os fins de semana também contariam com uma corrida noturna para estreantes, que aconteceria nas noites de sexta-feira para reservas das equipes e pilotos jovens.

O diretor geral da Renault F1, Cyril Abiteboul, afirmou: "Um dos papéis da Renault Sport Racing é antecipar o futuro da Fórmula 1 de modo a atrair o máximo de fãs a um ambiente compatível com os objetivos da Renault.”

"Estamos ansiosos para gerar conversas com a comunidade das corridas, por meio deste conceito que destaca nossas ideias e desejos."

Assista ao vídeo abaixo:

'

Galeria: Renault - Conceito de F1 para 2027

Envie seu flagra! flagra@motor1.com