Governo e entidades começam a projetar o "Rota 2030"
Programa promete trazer a esperada previsibilidade para a indústria automotiva brasileira
Conforme adiantamos no começo de abril, o governo brasileiro começou a projetar o novo programa de desenvolvimento da cadeia automotiva, o "Rota 2030". Ele foi o tema de uma reunião convocada pelo governo nesta terça-feira (18) com os líderes da Anfavea, do Sindipeças e da Abeifa - as principais associações do setor automotivo brasileiro. O programa será o substituto do Inovar-Auto, que se encerra no fim deste ano, e tem como meta oferecer maior previsibilidade à indústria.
O prazo é, por enquanto, a única definição do programa. Com validade até 2030, o "Rota" evitará as mudanças de gestão e regras que ocorrem após cada governo assumir o poder, algo que preocupa uma indústria que trabalha com anos de antecedência. Chamado de GAN 2030 (Grupo de Alto Nível 2030), terá grupos de trabalho como responsáveis pela formulação de regras e a forma de atuação do "Rota 2030".
“A criação do GAN é o reconhecimento de que o governo não faz nada sozinho, é um esforço conjunto entre indústria e governo”, disse o ministro Marcos Pereira
Serão seis times, cada um responsável por uma área (reestruturação da cadeia de autopeças; P&D e engenharia (conectividade e manufatura avançada); eficiência energética e novas tecnologias de motorização; segurança veicular; fábricas de veículos premium ou com baixo volume de produção; e estrutura de custos para integração competitiva. Diferente do Inovar-Auto, o "Rota 2030" terá regras definidas desde o começo, com três etapas diferentes.
Para as importadoras, o interesse está no fim dos 30% extras de IPI para quem não atende as regras do Inovar Auto. Especula-se ainda que os impostos serão calculados conforme a eficiência energética dos modelos, entre outras regras, para colocar a indústria automotiva brasileira em paridade com as maiores mundiais.
Fonte: Automotive Business
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara aprova fim de pontos na CNH por não pagamento de pedágio
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina