Quando as importações de automóveis foram liberadas no Brasil, nos anos 1990, um valente jipe atravessou oceanos e desembarcou em solo tupiniquim. Vindo da Rússia, o Lada Niva chamou a atenção por seu jeitão "diferente" e capacidade de passar por obstáculos sem dificuldades, aliado a um preço baixo para um 4x4. 

Leia também:

Mas a história do modelo é mais longa que isso. Nascido em 5 de abril de 1977, o Niva é um projeto do russo Petr Mikhailovich Prusov (falecido em 19 de março deste ano) e já trazia itens modernos para a sua época e categoria, como a tração 4x4 permanente com diferencial central, freio a disco na dianteira e suspensão com molas helicoidais nas quatro rodas.

De toda a produção, 70% foi exportada, chegando a 530.000 Nivas fora da Rússia. Produzido até hoje como Lada 4x4 (sem mudança de geração), ele deverá ganhar uma nova geração em 2019, usando a plataforma do próximo Dacia Duster. 

Lada 4х4 40th Anniversary Edition
Lada 4х4 40th Anniversary Edition

Comemorando esta data, o quarentão ganha uma série especial, batizada de Lada 4x4 40th Anniversary Edition. Com 1.977 unidades, ele já conta com itens "modernos" exigidos com o passar do tempo, como ar-condicionado e direção hidráulica. Algumas unidades terão a pintura camuflada, como nos clássicos, junto com rodas pretos e diamantadas. Por dentro, volante em couro ecológico (courvim) e painel de instrumentos com detalhes em laranja. O motor é um 1.7 de 84 cv desenvolvido inicialmente com componentes Fiat. 

Fotos: divulgação

Galeria: Lada 4х4 40th Anniversary Edition

Envie seu flagra! flagra@motor1.com