O duelo entre os compactos da Ford

Depois do Briga em Casa entre os modelos da BMW na semana passada, neste sábado (15) colocamos na disputa dois compactos da Ford: o novato Ka e o Fiesta básico, que recentemente baixou o seu preço de entrada, passando a "emparelhar" com o irmão menor em sua versão de topo. Trata-se dos dois modelos mais vendidos da marca, que têm porte semelhante, mas diferenças na proposta e público alvo. Confira os pontos positivos e negativos de cada um deles. 

 

Ford Ka SEL

 

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      • prefere mais espaço interno: embora um pouco menor no comprimento, o Ka tem como vantagem o melhor aproveitamento da cabine, com mais espaço interno para os ocupantes, principalmente para quem vai no banco traseiro, sem contar o teto mais alto, melhorando a sensação de amplitude, bem como a visibilidade.

 

Ford Ka SEL

 

      • prefere melhor consumo na cidade: o motor de menor capacidade dá conta do recado e garante menor consumo na cidade, porém, na estrada a situação se inverte, com vantagem para o Fiesta, no caso do uso de etanol;

 

Ford Ka SEL

 

      • prefere mais equipamentos: versão topo de gama, a opção SEL é bem equipada e possui itens não disponíveis no irmão maior como, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampas, volante multifuncional, faróis de neblina, rodas de liga leve, vidros elétricos nas quatro portas, Sync Media system com AppLink e Assistência de Emergência.

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Fiesta SE

Compre um Fiesta se... 

      • prefere condução mais dinâmica: o Fiesta da atual geração sempre foi elogiado pela dirigibilidade superior a dos seus principais rivais. Destaque para o bom acerto de direção/conjunto mecânico/ suspensão, que garantem uma condução mais divertida, tanto na cidade quanto na estrada, sendo melhor que o irmão menor nesse quesito; 
      • posição de dirigir mais baixa: quem aprecia uma tocada mais esportiva vai preferir o banco do motorista mais baixo e que acomoda muito bem;

 

Fiesta SE

 

      • prefere mais desempenho: além da dirigibilidade mais apurada (embora o Ka esteja longe de ser ruim nesse aspecto), o Fiesta é um pouco mais disposto nas arrancadas e retomadas, com uma leve vantagens nas medições; 
      • prefere visual mais agressivo: na comparação com o irmão menor, o Fiesta tem carroceria mais baixa e design mais agressivo, mérito do projeto que foi bastante fiel ao belo Verve Concept, que deu origem ao modelo.

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Conclusão:

Atualmente o carro mais vendido da marca, o Ka nesta versão de topo se destaca pelo espaço interno adequado, boa visibilidade, baixo consumo e melhor oferta de equipamentos. Sucesso de vendas no passado (que perdeu espaço com a chegada do Ka), o Fiesta agora baixou o preço de entrada para ficar mais competitivo e tem como cartão de visita a ótima dirigibilidade, desempenho, posição de dirigir e visual que tende agradar a um público mais jovem. Resumindo: o primeiro seria uma escolha mais racional, enquanto o segundo, embora em uma versão básica, apela mais a emoção. 

Fichas técnicas:

  Ka SEL 1.5 Fiesta SE 1.6 
MOTOR dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.499 cm3, comando duplo, flex; dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.597 cm3, comando duplo variável, flex;
POTÊNCIA/TORQUE 105 cv a 6.500 rpm/110 cv a 5.500 rpm; Torque:  14,6/14,9 kgfm a 4.250 rpm; 125/128 cv a 6.500 rpm; Torque: 15,4/16,0 kgfm a 5.000 rpm
TRANSMISSÃO câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira
DIREÇÃO elétrica  elétrica
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS  liga-leve aro 15" com pneus 195/55 R15 liga-leve aro 15" com pneus 195/55 R15
PESO  1.034 kg  1.073 kg
PORTA-MALAS  257 litros  281 litros
DIMENSÕES comprimento 3.886 mm, largura 1.695 mm, altura 1.525 mm, entreeixos 2.491 mm comprimento 3.969 mm, largura 1.787 mm, altura 1.464 mm, entreeixos 2.489 mm
PREÇO  R$ 54.690  R$ 53.660

Desempenho - medições Motor1

Aceleração    
0 a 60 km/h 4,9 s  4,8 s
0 a 80 km/h 7,4 s  7,1 s
0 a 100 km/h 11,4 s  11,0 s
 Retomada    
40 a 100 km/h (3a.) 11,7 s  11,3 s
80 a 120 km/h (4a.) 13,0 s  12,5 s
Frenagem    
100 km/h a 0 39,5 m   40,7 m
80 km/h a 0 24,8 m  26,0 m
60 km/h a 0 13,9 m  14,6 m
Consumo    
Ciclo cidade (etanol) 8,2 km/l 7,8 km/l
Ciclo estrada (etanol) 11,8 km/l  11,9 km/l

 Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com