Todos os anos, 4.500 pedestres são mortos em acidentes com veículos só na Ilha de França, uma das 27 regiões administrativas daquele país. Paris faz parte dela. Para países ricos, é muita gente. E o governo resolveu tomar uma medida extrema: ensinar pelo susto, como mostra o vídeo acima.

Leia também:

A ideia é simples e voltada principalmente a pedestres distraídos: sempre que um deles atravessa fora da faixa de segurança, ou quando o sinal está vermelho para pedestres, um painel emite o som de pneus cantando e ao mesmo tempo faz uma foto do pedestre assustado.  

O painel, em seguida, exibe a foto da pessoa e acrescenta a seguinte mensagem: "Não corra risco de morte na travessia respeitando os semáforos..." O resultado é surpreendente e temos de acreditar que as pessoas envolvidas nesta campanha de sensibilização não irão agir do mesmo jeito. Ele também é uma mensagem para vocês que estão olhando para esta tela no celular, andando de carro, a pé ou de bicicleta! Respeite os semáforos!

Os vídeos e as fotos estarão disponíveis em breve em estações ou nas redes sociais como parte da ação "Quinzena Regional dos Usuários Vulneráveis", que acontecerá de 15 a 28 de maio de 2017 lá na França. Será que uma ação parecida ajudaria o Brasil a matar menos pedestres?

Fotos: divulgação

 
Envie seu flagra! flagra@motor1.com