Em primeiro mês da versão reestilizada nas concessionárias, o Corolla voltou a abrir vantagem sobre os rivais em março. Com 5.454 emplacamentos, número quase 9% abaixo do desempenho no mesmo período de 2016, o sedã médio da Toyota vendeu mais do que os três rivais mais próximos somados e superou os 43% de participação de mercado.
Civic e Cruze, segundo e terceiro colocados, não tiveram do que reclamar. Ambos com crescimentos superiores a 100% no período, o Honda e o Chevrolet registraram os seus melhores resultados desde os lançamentos das atuais gerações.
Sumido nos últimos meses do top 5, o Sentra (746) voltou ao pelotão da frente mais do que triplicando o fraquíssimo resultado do mês anterior (224). Este foi o mês mais forte para o Nissan em doze meses, o melhor para a versão reestilizada lançada no segundo semestre do ano passado.
O Focus Fastback (463), quarto em fevereiro, caiu uma posição, embora tenha crescido mais de 24% sobre o ano passado. Sexto, o VW Jetta (423) perdeu quase 1/3 dos compradores no período e registrou o segundo pior resultado em exatos três anos.
Bem atrás do Citroën C4 Lounge (362), o Hyundai Elantra (163) foi o campeão de evolução sobre 2016 (+207,6%) e atingiu o seu melhor mês desde novembro de 2015 (204). Kia Cerato (131) e Peugeot 408 (123), que mais do que duplicou os números de fevereiro, completaram as dez primeiras posições.
O destaque negativo coube a um modelo que chegou a ser o terceiro mais vendido há alguns anos. Com apenas 95 unidades, o Renault Fluence registrou o segundo pior resultado desde 2011, atrás apenas das 75 unidades de janeiro.
POS. | MODELO | MAR/17 | FEV/17 | MAR/16 | % MAR 17 | % FEV 17 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º | TOYOTA COROLLA | 5454 | 3469 | 5983 | 43,12% | 41,57% | 57,22% | -8,84% |
2º | HONDA CIVIC | 2979 | 2429 | 1381 | 23,55% | 29,11% | 22,64% | 115,71% |
3º | CHEVROLET CRUZE | 1645 | 892 | 654 | 13,01% | 10,69% | 84,42% | 151,53% |
4º | NISSAN SENTRA | 746 | 224 | 1222 | 5,90% | 2,68% | 233,04% | -38,95% |
5º | FORD FOCUS FASTBACK | 463 | 329 | 373 | 3,66% | 3,94% | 40,73% | 24,13% |
6º | VW JETTA | 423 | 282 | 600 | 3,34% | 3,38% | 50,00% | -29,50% |
7º | CITROËN C4 LOUNGE | 362 | 267 | 511 | 2,86% | 3,20% | 35,58% | -29,16% |
8º | HYUNDAI ELANTRA | 163 | 79 | 53 | 1,29% | 0,95% | 106,33% | 207,55% |
9º | KIA CERATO | 131 | 102 | 135 | 1,04% | 1,22% | 28,43% | -2,96% |
10º | PEUGEOT 408 | 123 | 54 | 88 | 0,97% | 0,65% | 127,78% | 39,77% |
11º | RENAULT FLUENCE | 95 | 105 | 363 | 0,75% | 1,26% | -9,52% | -73,83% |
12º | MITSUBISHI LANCER | 57 | 99 | 158 | 0,45% | 1,19% | -42,42% | -63,92% |
13º | JAC J5 | 4 | 6 | 14 | 0,03% | 0,07% | -33,33% | -71,43% |
15º | GEELY EC7 | 2 | 4 | 48 | 0,02% | 0,05% | -50,00% | -95,83% |
16º | FIAT LINEA | 1 | 3 | 147 | 0,01% | 0,04% | -66,67% | -99,32% |
|
| 12648 | 8344 | 11730 | 100,00% | 100,00% | 51,58% | 7,83% |