A VW surpreendeu na apresentação do novo up! 2018 à imprensa e fez uma demostração de engenharia com um modelo de estrutura aparente do subcompacto. Tendo como base um high up! TSI na cor prata, o carrinho sem capota, sem portas (e sem cintos de segurança) serve para expor a carroceria rígida e suas áreas de dissipação de impactos, além da ergonomia, entre outras características do projeto.

Produzido na fábrica de Taubaté (SP), o up! nasce sobre a plataforma PQ12 e tem como destaque o elevado nível de segurança. A carroceria tem 75% de seu peso composto por aços especiais, formados a quente, de alta e ultra-alta resistência nas áreas mais importantes da estrutura. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança no caso de acidentes graves

VW up estrutura
VW up estrutura

Também é possível notar pela estrutura as mudanças feitas no up! brasileiro em relação ao europeu: o carro daqui é 6,5 cm mais longo no balanço traseiro (para ampliar o porta-malas), chegando a 3,68 m de comprimento, e tem 2 cm a mais de altura (1,50 m). A largura é a mesma, de 1,64 m. Com as mudanças, o porta-malas ficou com 285 litros (34 litros a mais que o original) e o tanque de combustível foi ampliado em 15 litros, chegando a 50 l - para maior autonomia com etanol.

Na parte de suspensões, tanto o conjunto dianteiro quanto o traseiro receberam calibração específica para o piso brasileiro, incluindo 20 mm a mais de vão livre do solo, além de pneus "verdes", com baixa resistência a rolagem, para maior economia de combustível. Outros destaques do up! ficam por conta da direção elétrica e do sistema de coxins de alumínio-borracha e um de metal-borracha, para redução de vibrações e ruídos do motor e de rodagem.

VW up estrutura
VW up estrutura

Para testes de espaço interno e ergonomia, a VW usa um manequim tridimensional (o boneco prateado sentado no banco traseiro). Ele pesa 77 kg e mede 1,69 m de altura, abrangendo assim o biotipo de 50% da população mundial - pessoas com até esta altura e peso. Uma característica interessante da cabine do up! é ter o ponto H (hip, ou quadril) mais alto no banco traseiro que nos dianteiros - 306 contra 378 mm. Isso proporciona uma melhor visão para os passageiros do banco de trás, aumentando a sensação de espaço. 

Renovado para a linha 2018, o up! ganhou novo visual dianteiro e traseiro, cabine com melhor acabamento e novos equipamentos. Confira aqui mais detalhes.

Fotos: divulgação

 

 

 

Galeria: VW up estrutura

Envie seu flagra! flagra@motor1.com