Os ventos estão realmente mudando na Volkswagen do Brasil. Na pressão para renovar sua linha e recuperar o mercado perdido nos últimos anos, a empresa não esconde mais o que está preparando para nosso mercado. Prova disso é que o presidente David Powels confirmou nesta terça-feira (4), durante a apresentação do novo up! 2018, que a empresa fará 9 lançamentos somente neste ano, entre carros inéditos e modelos renovados.

 

flagra novo golf 2018 no Brasil

 

Levando em consideração que a VW deve contar versões específicas na soma total, nossas apostas são as seguintes: linha 2018 de Golf, Golf GTI e Golf Variant, novo Tiguan AllSpace, Amarok com motor V6, a nova geração do Polo (ou o sedã Virtus) e a prometida versão esportiva GT do Gol, além do próprio up! e do cross up!.

Leia também:

Em seu discurso, Powels enfatizou que o Brasil terá mais carros da plataforma MQB ainda neste ano, ou seja, está falando do Polo ou do Virtus com a base MQB A0, versão reduzida da arquiquetura do Golf. O novo hatch será apresentado mundialmente durante o Salão de Frankfurt, em setembro. Com novo design, acabamento refinado e amplo espaço interno, fará a ponte entre o Gol e o Golf, devendo ser equipado com os motores 1.6 e 1.0 TSI.

Flagra - Volkswagen Polo 2018
Flagra - Volkswagen Polo 2018

Segundo nossas fontes, o Polo chega neste ano Brasil, enquanto o Virtus ficará para 2018. Não foi o que disse, porém, o membro do board do Grupo VW Herbert Diess, durante sua apresentação no Salão de Genebra no mês passado. De acordo com Diess, o Virtus será o primeiro modelo da MQB-A0 para o Brasil, antes mesmo do Polo. Ambos foram flagrados em testes por aqui mais de uma vez. Fica então a dúvida no ar.

Preview - Volkswagen Virtus
VW Virtus é flagrado novamente

Já confirmada é a linha 2018 do Golf, também mostrada em flagras aqui no Motor1. O modelo passará por leve reestilização para se equiparar ao similar europeu, tanto na versão hatch quanto na perua Variant, ao passo que o GTI poderá receber o motor 2.0 TSI modificado para 230 cv - 10 cv a mais que o atual.

Também flagrado rodando no Brasil, o Tiguan AllSpace é a versão alongada do novo Tiguan europeu, com direito a sete lugares. A previsão é que sua estreia se dê no Salão de Buenos Aires, em junho, com vendas em seguida. A princípio, conviverá com o modelo da antiga geração, por conta de seu porte e posicionamento superiores.

 

Volkswagen Tiguan Allspace no Brasil

 

Outra novidade ficará a cargo da versão V6 da Amarok, que já começou a ser vendida na Argentina e deverá estrear por aqui no segundo semestre. Com motor 3.0 TDI de 224 cv e 56,1 kgfm de torque ligado ao câmbio automático de 8 marchas, vai colocar a picape média da VW na liderança do segmento em força e desempenho. Além disso, afastará o fantasma do dieselgate que ainda assombra o motor 2.0 TDI das demais versões.  

 

VW Amarok V6 2017

 

Por fim, a versão GT do Gol deverá se basear fortemente no modelo conceitual mostrado no Salão do Automóvel do ano passado. Terá visual invocado, carroceria de duas portas, suspensão mais baixa, rodas aro 17" e, espera-se, motor 1.0 TSI ligado ao câmbio manual de 6 marchas. Produção deverá ser limitada. 

 

Salão do Automóvel: VW Gol GT se atualiza em forma de conceito

 

Além de todas essas novidades ainda em 2017, a VW do Brasil seguirá mais ativa nos próximos anos, concluindo o investimento de 7 bilhões que a empresa está fazendo no país até 2020. Nesse montante estão incluídos os projetos do SUV compacto T-Cross e da picape derivada dele, que terá porte próximo ao da Renault Duster Oroch. Deverão ser lançados em 2018 e 2019, respectivamente. 

Fotos: Arquivo Motor1, cars.co.za e Canal Falando de Carro

Galeria: Novo VW Golf 2018 roda limpo no Brasil

Envie seu flagra! flagra@motor1.com