Esperada para o Salão de São Paulo do ano passado, a reestilização do Volkswagen up! apareceu pela primeira vez nesta terça (04) para a imprensa em evento fechado na sede da fabricante, em São Bernardo do Campo (SP). Como se previa, o subcompacto alinha seu visual com o irmão europeu, recebendo novos para-choques dianteiro e traseiro, rodas e lanternas, além de novas cores em seu catálogo, incluindo um nada discreto Laranja Habanero. 

Leia também:

Se o up! surgiu como modelo de entrada e básico da VW, a linha 2018 agrega itens e funções até então exclusivas dos irmãos mais caros, como o Golf. Entre eles, vale destacar os faróis de neblina com função "cornering light" e os sensores de chuva e crepuscular, para acendimento dos faróis automaticamente. Mas tais itens são encontrados apenas na versão high up!, topo de linha. 

Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018

No interior, melhorias significativas no acabamento, iluminação por LEDs e volante multifuncional em couro, herdado do Golf. O painel de instrumentos lembra o do Fusca, com velocímetro, conta-giros e marcador de combustível maiores que os do anterior, além de uma tela de 3,5" com novas funções, como informações do sistema de som.

Na parte central, o sistema de som ganha um novo visual, tela maior e aposenta o Maps and More. No seu lugar, a marca oferece um suporte para celular que, com um aplicativo "Maps + More", faz a função de controle de navegação e multimídia, por exemplo. 

As versões com motores TSI recebem, além da tampa do porta-malas em preto, o logotipo TSI nas colunas B e friso vermelho na grade dianteira, como o Golf GTI. Com o uso de pneus com menor resistência à rolagem, melhorou o número de consumo pelo Inmetro. 

Com a reestilização, a gama de versões também muda. A de entrada Take deixa de existir na carroceria de duas portas; a intermediária Move pode ser 1.0 aspirada, 1.0 aspirada com câmbio automatizado (I-Motion) e 1.0 TSI; já a top High up! passa a ser equipada exclusivamente com o motor 1.0 TSI. 

Mecanicamente, não há mudanças: continuam o motor 1.0 MPI, de 3 cilindros e 75/82 cv e o 1.0 TSI, turbo com injeção direta, com 101/105 cv. Os preços serão divulgados no dia 17, no evento oficial de lançamento, quando também deverá aparecer a versão cross up!. 

 

Volkswagen up! 2018

up! Connect

Para o lançamento, a Volkswagen lançará a versão Connect, com detalhes diferenciados no exterior e interior, sempre com o motor 1.0 TSI. Fora os detalhes estéticos, o up! Connect só traz a mais a central Composition Phone, opcional nas versões Move e High.

Assista ao nosso vídeo:

 

 

Fotos: divulgação e Daniel Messeder

 

Galeria: Volkswagen up! 2018

Envie seu flagra! flagra@motor1.com