Mais vendidos de março (oficial) - Compass supera Renegade e WR-V estreia à frente do Captur
Onix lidera com folga e Etios Hatch surge no top 10
Num mês em que as vendas de veículos novos cresceram em relação ao ano anterior pela primeira vez desde o final de 2014, o mercado trouxe vários destaques entre os automóveis e os comerciais leves. Confira agora todos os detalhes.
AUTOMÓVEIS
Sem surpresa alguma, o Onix manteve a liderança folgada entre os automóveis. Com 14.745 unidades, o hatch da Chevrolet cresceu 23% sobre fevereiro e por pouco não atingiu 10% de participação de mercado. Vice-líder, o Hyundai HB20 (10.638) voltou a superar a barreira das 10 mil unidades mensais. O Ford Ka, com 8.021 unidades, se manteve em terceiro.
Derrotado pelo VW Gol (6.311) nos últimos dois meses, o Renault Sandero (6.516) subiu para a quarta posição. O Chevrolet Prisma (5.706), em alta de quase 70%, foi o sexto, reassumindo a liderança entre os sedãs. Já com linha 2018 nas concessionárias, o Toyota Corolla (5.455) cresceu quase 60%.
Surpresa do mês, o VW Voyage (4.446) voltou a figurar no top 10 depois de um longo período graças a um avanço superior a 80%. Em nono, o Honda HR-V (4.317) se manteve à frente entre os SUVs/crossovers, mas o Jeep Compass (3.985), em 11º, se aproximou bastante.
Com 4.055 unidades, o Toyota Etios Hatch garantiu espaço entre os dez mais vendidos. Sentindo falta de algum Fiat? Pois bem: o melhor modelo da marca italiana foi o Mobi (3.902), em 13º - o Palio foi um dos únicos modelos que perdeu espaço em relação a fevereiro (-8%) e ficou apenas em 21º. Outro a recuar no mês passado foi o Chevrolet Tracker (470, -2,9%), em 47º.
Destaque positivo para o Nissan Kicks (3.501), apenas 8 unidades atrás do Jeep Renegade (3.509), em 14º, e 14 à frente do Hyundai Creta (3.487). Em 45º, o Chevrolet Cruze Sport6 (511) liderou entre os hatches médios pelo segundo mês.
POS. |
MODELO |
MAR 17 |
% TOTAL |
FEV 17 |
% TOTAL |
% VAR. MAR/FEV |
1º |
CHEVROLET ONIX |
14.745 |
9,33% |
11.980 |
10,66% |
23,08% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
10.638 |
6,73% |
6.521 |
5,80% |
63,13% |
3º |
FORD KA |
8.021 |
5,07% |
5.765 |
5,13% |
39,13% |
4º |
RENAULT SANDERO |
6.516 |
4,12% |
4.181 |
3,72% |
55,85% |
5º |
VW GOL |
6.311 |
3,99% |
4.564 |
4,06% |
38,28% |
6º |
CHEVROLET PRISMA |
5.706 |
3,61% |
3.368 |
3,00% |
69,42% |
7º |
TOYOTA COROLLA |
5.455 |
3,45% |
3.469 |
3,09% |
57,25% |
8º |
VW VOYAGE |
4.446 |
2,81% |
2.442 |
2,17% |
82,06% |
9º |
HONDA HR-V |
4.317 |
2,73% |
3.594 |
3,20% |
20,12% |
10º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
4.055 |
2,57% |
2.656 |
2,36% |
52,67% |
11º |
JEEP COMPASS |
3.985 |
2,52% |
2.719 |
2,42% |
46,56% |
12º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.923 |
2,48% |
3.156 |
2,81% |
24,30% |
13º |
FIAT MOBI |
3.902 |
2,47% |
3.049 |
2,71% |
27,98% |
14º |
JEEP RENEGADE |
3.509 |
2,22% |
2.951 |
2,63% |
18,91% |
15º |
NISSAN KICKS |
3.501 |
2,21% |
2.086 |
1,86% |
67,83% |
16º |
HYUNDAI CRETA |
3.487 |
2,21% |
2.331 |
2,07% |
49,59% |
17º |
VW UP |
3.383 |
2,14% |
2.666 |
2,37% |
26,89% |
18º |
FIAT UNO |
3.367 |
2,13% |
2.108 |
1,88% |
59,72% |
19º |
HONDA CIVIC |
2.979 |
1,88% |
2.429 |
2,16% |
22,64% |
20º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2.971 |
1,88% |
2.054 |
1,83% |
44,64% |
21º |
FIAT PALIO |
2.836 |
1,79% |
3.082 |
2,74% |
-7,98% |
22º |
FORD KA+ |
2.740 |
1,73% |
1.128 |
1,00% |
142,91% |
23º |
HYUNDAI HB20S |
2.692 |
1,70% |
2.105 |
1,87% |
27,89% |
24º |
FIAT SIENA |
2.631 |
1,66% |
2.015 |
1,79% |
30,57% |
25º |
HONDA FIT |
2.432 |
1,54% |
2.101 |
1,87% |
15,75% |
26º |
FORD ECOSPORT |
2.217 |
1,40% |
1.734 |
1,54% |
27,85% |
27º |
CHEVROLET COBALT |
2.139 |
1,35% |
1.745 |
1,55% |
22,58% |
28º |
RENAULT DUSTER |
2.090 |
1,32% |
1.686 |
1,50% |
23,96% |
29º |
CHEVROLET SPIN |
2.052 |
1,30% |
1.529 |
1,36% |
34,21% |
30º |
NISSAN MARCH |
2.034 |
1,29% |
1.597 |
1,42% |
27,36% |
31º |
NISSAN VERSA |
1.903 |
1,20% |
964 |
0,86% |
97,41% |
32º |
RENAULT LOGAN |
1.892 |
1,20% |
1.427 |
1,27% |
32,59% |
33º |
FORD FIESTA |
1.653 |
1,05% |
1.293 |
1,15% |
27,84% |
34º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.645 |
1,04% |
892 |
0,79% |
84,42% |
35º |
HONDA CITY |
1.418 |
0,90% |
1.129 |
1,00% |
25,60% |
36º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.088 |
0,69% |
777 |
0,69% |
40,03% |
37º |
PEUGEOT 208 |
969 |
0,61% |
712 |
0,63% |
36,10% |
38º |
PEUGEOT 2008 |
953 |
0,60% |
629 |
0,56% |
51,51% |
39º |
CITROËN C3 |
817 |
0,52% |
607 |
0,54% |
34,60% |
40º |
HYUNDAI IX35 |
773 |
0,49% |
518 |
0,46% |
49,23% |
41º |
NISSAN SENTRA |
746 |
0,47% |
224 |
0,20% |
233,04% |
42º |
HONDA WR-V |
692 |
0,44% |
20 |
0,02% |
3360,00% |
43º |
RENAULT CAPTUR |
686 |
0,43% |
258 |
0,23% |
165,89% |
44º |
CITROËN AIRCROSS |
619 |
0,39% |
420 |
0,37% |
47,38% |
45º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
511 |
0,32% |
386 |
0,34% |
32,38% |
46º |
VW GOLF |
483 |
0,31% |
377 |
0,34% |
28,12% |
47º |
CHEVROLET TRACKER |
470 |
0,30% |
484 |
0,43% |
-2,89% |
48º |
AUDI Q3 |
467 |
0,30% |
223 |
0,20% |
109,42% |
49º |
FORD FOCUS FASTBACK |
463 |
0,29% |
329 |
0,29% |
40,73% |
50º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
430 |
0,27% |
295 |
0,26% |
45,76% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
158.084 |
100,00% |
112.379 |
100,00% |
40,67% |
COMERCIAIS LEVES
Líder em janeiro, a Fiat Strada (4.570) recuperou a posição de honra entre os comerciais leves no mês passado. Mas a disputa contra a irmã maior Toro (4.400) foi apertada. A VW Saveiro (3.590) completou o pódio.
Ameaçada pela Chevrolet S10 (2.034) no mês anterior, a Toyota Hilux (2.827) abriu quase 800 unidades de vantagem sobre a rival na briga pela quarta posição. Em sexto, a Chevrolet Montana (1.493) foi quem mais cresceu entre as primeiras (+55%).
Após dois meses abaixo das mil unidades mensais, a Renault Duster Oroch (1.056) reagiu e deixou a Ford Ranger (993) para trás. Com nova geração nas concessionárias, a Nissan Frontier (486) mais do que dobrou as vendas de fevereiro.
POS. |
MODELO |
MAR 17 |
% TOTAL |
FEV 17 |
% TOTAL |
% VAR. MAR/FEV |
1º |
FIAT STRADA |
4.570 |
17,74% |
3.289 |
16,43% |
38,95% |
2º |
FIAT TORO |
4.400 |
17,08% |
3.582 |
17,89% |
22,84% |
3º |
VW SAVEIRO |
3.590 |
13,93% |
2.992 |
14,95% |
19,99% |
4º |
TOYOTA HILUX |
2.827 |
10,97% |
2.034 |
10,16% |
38,99% |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.034 |
7,89% |
1.664 |
8,31% |
22,24% |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
1.493 |
5,79% |
964 |
4,82% |
54,88% |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.056 |
4,10% |
848 |
4,24% |
24,53% |
8º |
FORD RANGER |
993 |
3,85% |
963 |
4,81% |
3,12% |
9º |
MITSUBISHI L200 |
803 |
3,12% |
630 |
3,15% |
27,46% |
10º |
FIAT FIORINO |
746 |
2,90% |
595 |
2,97% |
25,38% |
11º |
VW AMAROK |
644 |
2,50% |
563 |
2,81% |
14,39% |
12º |
RENAULT MASTER |
566 |
2,20% |
452 |
2,26% |
25,22% |
13º |
NISSAN FRONTIER |
486 |
1,89% |
219 |
1,09% |
121,92% |
14º |
HYUNDAI HR |
397 |
1,54% |
153 |
0,76% |
159,48% |
15º |
RENAULT KANGOO |
175 |
0,68% |
128 |
0,64% |
36,72% |
16º |
FIAT DUCATO |
155 |
0,60% |
258 |
1,29% |
-39,92% |
17º |
FIAT DOBLÒ |
152 |
0,59% |
78 |
0,39% |
94,87% |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
149 |
0,58% |
99 |
0,49% |
50,51% |
19º |
KIA K2500 |
128 |
0,50% |
101 |
0,50% |
26,73% |
20º |
CITROËN JUMPER |
67 |
0,26% |
119 |
0,59% |
-43,70% |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
65 |
0,25% |
57 |
0,28% |
14,04% |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
55 |
0,21% |
40 |
0,20% |
37,50% |
23º |
RAM 2500 |
45 |
0,17% |
27 |
0,13% |
66,67% |
24º |
LIFAN FOISON |
39 |
0,15% |
54 |
0,27% |
-27,78% |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
24 |
0,09% |
26 |
0,13% |
-7,69% |
26º |
MERCEDES-BENZ VITO |
22 |
0,09% |
36 |
0,18% |
-38,89% |
27º |
PEUGEOT BOXER |
18 |
0,07% |
23 |
0,11% |
-21,74% |
28º |
EFFA K01 |
6 |
0,02% |
5 |
0,02% |
20,00% |
29º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
6 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
6 |
0,02% |
3 |
0,01% |
100,00% |
31º |
BYD T3 |
5 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
32º |
FOTON AUMARK 1039 |
5 |
0,02% |
13 |
0,06% |
-61,54% |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
5 |
0,02% |
4 |
0,02% |
25,00% |
34º |
SHINERAY P TRUCKS |
4 |
0,02% |
4 |
0,02% |
0,00% |
35º |
SHINERAY TRUCK |
4 |
0,02% |
2 |
0,01% |
100,00% |
36º |
EFFA K02 |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
- |
37º |
JAC T8 |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
38º |
EFFA V22 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
39º |
HAFEI TOWNER |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
40º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
41º |
AGRALE MARRUÁ |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
42º |
EFFA PLUTUS |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
43º |
ENGESA EE34 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
44º |
FIAT FAG |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
45º |
FORD COURIER |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
46º |
HAFEI RUIYI |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
47º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
48º |
TOYOTA TACOMA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
25.766 |
100,00% |
20.019 |
100,00% |
28,71% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e Arquivo Motor1.com
Galeria: Jeep Compass Sport Flex Teste Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Motor1.com Podcast #274: Respondendo às perguntas dos leitores!
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Journey da GAC? Chinesa já tem carros vendidos por outras marcas
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport
Honda lança a nova ADV 160 2025: veja o preço e o que muda
Brasil foi o segundo maior mercado do Jeep Compass no mundo em 2023