A Europa viu mais um mês de alta nas vendas de veículos novos. Com 1.104.262 unidades em fevereiro, o mercado avançou 1,3% em relação a 2016 – em janeiro, o crescimento havia sido de 9,5%. Neste cenário favorável, o grande destaque do mês passado veio da Itália.
O Fiat Panda, preferido por 19.153 consumidores, voltou a figurar no top 5 do Velho Continente após exatos oito anos. Esta foi apenas a segunda vez que o campeão de vendas da marca figurou entre os primeiros desde o relançamento do modelo em 2003. E mais: a diferença em relação ao VW Polo (19.678), terceiro, foi de apenas 525 unidades.
Sem surpresas, o VW Golf manteve a liderança geral, mas as 31.910 unidades representaram uma queda de quase 12% no período. Uma das consequências foi a aproximação do Renault Clio (24.415), que em 2016 havia registrado uma desvantagem de quase 15 mil unidades. Coube ao Ford Fiesta (19.462) a quarta posição.
Líder entre os SUVs/crossovers – segmento que respondeu pela maioria das vendas no mês passado (28%) -, o Nissan Qasqai (19.057), em alta de quase 12%, subiu da nona para a sexta posição. Preferido no mês anterior, o VW Tiguan (17.083) caiu do quinto para a décimo-segundo lugar.
Outro grande destaque de fevereiro foi a nova geração do Citroën C3 (17.572), que por pouco menos de 200 unidades ficou de fora do top 10. À frente do francês, o Skoda Octavia (17.796) também ficou muito próximo do Opel/Vauxhall Astra (17.954), cujas vendas cresceram 8%.
Em seu segundo mês cheio, o Toyota C-HR (9.187) se aproximou do top 30, enquanto o Fiat Tipo (9.186), 32º, atingiu seu melhor posicionamento desde o lançamento. Carro do Ano na Europa e próximo lançamento da marca no Brasil, o Peugeot 3008 continuou sua trajetória de crescimento e emplacou 8.800 unidades.
Única a superar os 10% de participação, a Volkswagen (114.527) liderou entre as montadoras apesar de recuar quase 8% nos últimos doze meses. A Renault (79.752), que avançou 3,8%, foi a segunda colocada. Numa disputa acirradíssima pela liderança entre as marcas premium, a Audi (58.015) levou a melhor sobre a Mercedes (57.282).
POS. | MODELO | FEV.17 | % MERCADO | FEV.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 31.910 | 2,9% | 36.117 | -11,6% |
2 | RENAULT CLIO | 24.415 | 2,2% | 21.713 | 12,4% |
3 | VW POLO | 19.678 | 1,8% | 22.854 | -13,9% |
4 | FORD FIESTA | 19.462 | 1,8% | 20.522 | -5,2% |
5 | FIAT PANDA | 19.153 | 1,7% | 18.942 | 1,1% |
6 | NISSAN QASHQAI | 19.057 | 1,7% | 17.054 | 11,7% |
7 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 18.691 | 1,7% | 19.167 | -2,5% |
8 | PEUGEOT 208 | 18.486 | 1,7% | 20.575 | -10,2% |
9 | OPEL/VAUXHALL ASTRA | 17.954 | 1,6% | 16.634 | 7,9% |
10 | SKODA OCTAVIA | 17.796 | 1,6% | 18.189 | -2,2% |
11 | CITROËN C3 | 17.572 | 1,6% | - | - |
12 | VW TIGUAN | 17.083 | 1,5% | - | - |
13 | PEUGEOT 2008 | 15.361 | 1,4% | 13.469 | 14,0% |
14 | RENAULT CAPTUR | 14.909 | 1,4% | 15.428 | -3,4% |
15 | TOYOTA YARIS | 14.532 | 1,3% | 14.003 | 3,8% |
16 | FORD FOCUS | 13.828 | 1,3% | 14.535 | -4,9% |
17 | DACIA SANDERO | 13.351 | 1,2% | - | - |
18 | PEUGEOT 308 | 13.350 | 1,2% | 16.991 | -21,4% |
19 | VW PASSAT | 13.294 | 1,2% | 16.492 | -19,4% |
20 | AUDI A3 | 12.995 | 1,2% | 14.377 | -9,6% |
21 | OPEL/VAUXHALL MOKKA | 12.715 | 1,2% | 12.015 | 5,8% |
22 | FIAT 500 | 12.609 | 1,1% | 13.316 | -5,3% |
23 | SKODA FABIA | 12.387 | 1,1% | 12.607 | -1,7% |
24 | RENAULT MÉGANE | 11.645 | 1,1% | - | - |
25 | MERCEDES CLASSE C | 11.137 | 1,0% | - | - |
26 | DACIA DUSTER | 11.105 | 1,0% | - | - |
27 | HYUNDAI TUCSON | 10.804 | 1,0% | - | - |
28 | AUDI A4 | 10.257 | 0,9% | - | - |
29 | BMW SÉRIE 3 | 10.060 | 0,9% | - | - |
30 | SEAT LEON | 9.981 | 0,9% | - | - |
31 | TOYOTA C-HR | 9.187 | 0,8% | - | - |
32 | FIAT TIPO | 9.186 | 0,8% | - | - |
33 | FORD KUGA | 9.074 | 0,8% | - | - |
34 | TOYOTA AURIS | 9.055 | 0,8% | - | - |
35 | SEAT IBIZA | 9.030 | 0,8% | - | - |
36 | KIA SPORTAGE | 8.960 | 0,8% | - | - |
37 | PEUGEOT 3008 SUV | 8.800 | 0,8% | - | - |
38 | BMW X1 | 8.704 | 0,8% | - | - |
39 | MERCEDES CLASSE A | 8.693 | 0,8% | - | - |
40 | BMW SÉRIE 1 | 8.668 | 0,8% | - | - |
41 | FIAT 500X | 8.520 | 0,8% | - | - |
42 | VW TOURAN | 7.697 | 0,7% | - | - |
43 | FIAT 500L | 7.687 | 0,7% | - | - |
44 | HYUNDAI I20 | 7.566 | 0,7% | - | - |
45 | MINI | 7.506 | 0,7% | - | - |
46 | MERCEDES CLASSE E | 7.498 | 0,7% | - | - |
47 | CITROËN C4 PICASSO | 7.450 | 0,7% | - | - |
48 | LANCIA YPSILON | 7.254 | 0,7% | - | - |
49 | RENAULT KADJAR | 7.249 | 0,7% | - | - |
50 | TOYOTA AYGO | 6.758 | 0,6% | - | - |
POS. | MARCA | FEV.17 | % MERCADO | FEV.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VOLKSWAGEN | 114.527 | 10,4% | 124.317 | -7,9% |
2 | RENAULT | 79.752 | 7,2% | 76.816 | 3,8% |
3 | FORD | 71.021 | 6,4% | 73.294 | -3,1% |
4 | OPEL/VAUXHALL | 69.505 | 6,3% | 70.577 | -1,5% |
5 | PEUGEOT | 67.583 | 6,1% | 70.616 | -4,3% |
6 | FIAT | 64.532 | 5,8% | 59.597 | 8,3% |
7 | AUDI | 58.015 | 5,3% | 57.796 | 0,4% |
8 | MERCEDES-BENZ | 57.282 | 5,2% | 54.459 | 5,2% |
9 | BMW | 55.523 | 5,0% | 55.407 | 0,2% |
10 | TOYOTA | 52.062 | 4,7% | - | - |
11 | SKODA | 49.894 | 4,5% | 50.061 | -0,3% |
12 | CITROËN | 45.858 | 4,2% | - | - |
13 | NISSAN | 41.195 | 3,7% | - | - |
14 | HYUNDAI | 35.185 | 3,2% | - | - |
15 | KIA | 33.983 | 3,1% | - | - |
16 | DACIA | 33.018 | 3,0% | - | - |
17 | SEAT | 28.988 | 2,6% | - | - |
18 | VOLVO | 21.087 | 1,9% | - | - |
19 | SUZUKI | 18.888 | 1,7% | - | - |
20 | MAZDA | 15.986 | 1,4% | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | |
| Total | 1.104.262 | ... | 1.090.104 | 1,3% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de fevereiro de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog