Veja o confronto entre as versões aspirada e turbo do Golf

Depois do Briga em casa entre os Audis na semana passada, neste 1º de abril colocamos frente a frente pela primeira vez duas versões de um mesmo modelo: o Golf. Ambas são recentes na gama do hatchback, sendo que o 1.6 MSI nacional veio um pouco antes e o 1.0 TSI é a adição mais atual. Os dois são equipados com câmbio manual, custam praticamente o mesmo preço e se diferenciam principalmente pelo conjunto mecânico. Confira nossa análise das duas versões:   

 

Golf 1.0 TSI movimento

 

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      • prefere mais desempenho: de concepção mais moderna, o propulsor 1.0 turbo literalmente dá um banho no motor 1.6. É claramente superior nas acelerações e retomadas, com números bem distintos do motor maior;  

 

Golf 1.0 TSI movimento

 

      • prefere mais economia: além de andar mais, o 1.0 TSI também bebe menos, seja na cidade ou na estrada, e por uma diferença considerável. É um dos modelos mais econômicos do seu segmento;

 

VW Golf 1.0 TSI

 

      • prefere mais prazer ao dirigir: graças ao turbo, além do maior torque, disponível em rotações bem baixas, o TSI é mais gostoso de acelerar e as retomadas são moleza para o conjunto mecânico, que ainda leva vantagem por ter seis marchas (contra cinco de 1.6).

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Golf Comfortline 1.6 MSI

 

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      • prefere câmbio automático: a única vantagem desta versão é a possibilidade de receber câmbio automático de seis marchas Tiptronic. Mesmo custando R$ 83 mil, é a opção sem embreagem mais em conta na gama do Golf. 

 

Golf Comfortline 1.6 MSI

 

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Conclusão

Referência entre os hatchs médios, o VW Golf é de uma forma geral um carro moderno e bem projetado. O deslize fica por conta do modelo nacionalizado, que adotou suspensão traseira com eixo de torção no lugar do mais eficiente conceito multilink e câmbio 'Tiptronic' de seis marchas no lugar da caixa de dupla embreagem. A lista de equipamentos é boa para ambos os modelos e conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sete airbags e controle de estabilidade (ESP) de série.

Com relação as versões comparadas aqui, não resta dúvida que a melhor escolha é o 1.0 TSI, que vence o 1.6 MSI "de lavada" em praticamente todos os quesitos. Não bastasse isso, ainda custa um pouco menos.

Fichas técnicas:

  VW Golf Comfortline 1.6 MSI VW Golf Comfortline 1.0 TSI
MOTOR dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, gasolina/etanol dianteiro, longitudinal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, comando duplo variável, injeção direta, turbo com intercooler, gasolina/etanol
POTÊNCIA/TORQUE 120/110 cv a 5.750 rpm, 16,8/15,8 mkgf de 4.000 rpm 116/125 cv a 5.500 rpm; 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm
TRANSMISSÃO manual de cinco marchas, tração dianteira manual de seis marchas, tração dianteira
DIREÇÃO assistência elétrica assistência elétrica
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS    
PESO 1.231 kg 1.223 kg
PORTA-MALAS 313 litros 313 litros
DIMENSÕES comprimento 4.255 mm; largura 1.799 mm; altura 1.468 mm; entre-eixos 2.638 mm comprimento 4.255 mm; largura 1.799 mm; altura 1.468 mm; entre-eixos 2.638 mm
PREÇO R$ 78.130 R$ 77.247

Desempenho - medições Motor1

Aceleração Golf Comfortline 1.6 MSI Golf Comfortline 1.0 TSI
0 a 60 km/h 5,5 s 4,8 s
0 a 80 km/h 8,4 s 7,0 s
0 a 100 km/h 12,5 s 10,4 s
 Retomada    
40 a 100 km/h (3a.) 12,4 s 8,7 s
80 a 120 km/h (4a.) 14,1 s 8,3 s
Frenagem    
100 km/h a 0 37,7 m 37,6 m
80 km/h a 0 23,5 m 22,9 m
60 km/h a 0 13,2 m 12,7 m
Consumo    
Ciclo cidade (etanol) 7,6 km/l 10,0 km/l
Ciclo estrada (etanol) 10,2 km/l 14,0 km/l

 Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com

VW Golf 1.0 TSI