No último dia 16, a Michelin abriu as inscrições para a terceira edição do Michelin Best Driver, um concurso que, na aparência, serve apenas para premiar o melhor motorista universitário em três das maiores cidades do Brasil. Mas que, na prática, serve como alerta para que a moçada entre 18 e 35 anos dirija de forma mais responsável.

Leia também:

Para que possam concorrer, universitários desta faixa etária das grandes Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro precisam se inscrever no site www.michelin.com.br/michelin-best-driver. Cada região terá 65 aparelhos de telemetria que serão instalados nos carros dos concorrentes, totalizando 195 competidores. É uma pena, já que isso limita bastante o alcance da ação. A marca não relata qual é o critério de seleção caso mais de 65 pessoas por região concorram às vagas, o que é quase certo.

 

Waze ganha velocímetro com função alerta de limite de velocidade

 

“A avaliação da telemetria leva em conta quatro quesitos: curva, frenagem e aceleração bruscas e o excesso de velocidade. Atualmente, as principais causas de acidente entre os jovens são o consumo de bebida alcoólica, uso de celular e excesso de velocidade. É para isso que queremos despertar a atenção deste público”, avalia Eduardo Biavati, consultor de segurança da Michelin.

Com a ação, a Michelin aproveitará para reforçar o que chama de "regras de ouro":

  1. Usar sempre o cinto de segurança (motorista e carona)
  2. Respeitar o código de transito
  3. Respeitar os limites de velocidade
  4. Verificar regularmente os pneus (pressão, sem esquecer do estepe)
  5. Sob efeitos de álcool ou de remédios, não dirigir (dirigir sempre em plena consciência)
  6. Usar cadeiras infantis para as crianças (assento apropriado - proteger as crianças)
  7. Não usar o celular ao dirigir (manter a atenção, não se distrair)
  8. Parar quando estiver cansado
  9. De moto, sempre usar o capacete
  10. Ser gentil e atencioso

Dentre os 195 competidores, 3 serão selecionados. Um para cada região. E todos os três levarão para casa um iPhone 7. O melhor entre estes três também ganhará uma viagem para o Canadá, onde poderá assistir a uma prova da Fórmula 1 em Montreal, no Canadá. O resultado sai no dia 29 de junho.

Para reforçar a divulgação do concurso, a Michelin contará com "influenciadores digitais". Ela bem que poderia ter usado a verba que será gasta com essa turma para incluir mais gente na competição, mas já está fazendo mais do que outras marcas para reduzir o número obsceno de mortes no trânsito que temos no Brasil todos os anos.

Foto: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com