Após três meses consecutivos sob liderança norte-americana, o segmento de esportivos passou para domínio alemão. Com 17 emplacamentos em fevereiro, quase três vezes mais do que há um ano, o Mercedes SLC voltou à posição de destaque que não ocupava há bastante tempo.
Mas a conquista não foi fácil. Com 16 unidades cada, Porsche 911 e Subaru WRX vieram na cola do SLC. O 911, aliás, foi o campeão de crescimento no período, vendendo 16 vezes mais do que em fevereiro do ano passado.
Mais vendido nas últimas listas, o Chevrolet Camaro (10) também foi superado pelo BMW Série 4 (13) e caiu para o quinto lugar. De quebra, o esportivo da GM foi o único entre os líderes a vender menos em 2017 (-69,7%).
À exceção do WRX, do Camaro e do Chevrolet Corvette (3), todos os demais modelos da 1ª à 19ª colocação vieram da Alemanha. BMW M2 e Porsche Cayman, com 8 unidades cada, dividiram a sexta posição.
Líder há um ano, o Audi TT (7) perdeu quase 80% dos compradores no período e caiu para o oitavo lugar, empatado com dois BMW, M240i e M3. Os italianos só apareceram na lista a partir da 20ª posição, todos com apenas uma unidade: três Ferrari (458, 488 Spider e F12 Berlinetta) e uma Lamborghini (Huracan).
POS. | MODELO | FEV/17 | JAN/17 | FEV/16 | % FEV 17 | % JAN 17 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º | MERCEDES-BENZ SLC | 17 | 13 | 6 | 12,23% | 9,03% | 30,77% | 183,33% |
2º | PORSCHE 911 | 16 | 13 | 1 | 11,51% | 9,03% | 23,08% | 1500,00% |
3º | SUBARU WRX | 16 | 10 | 7 | 11,51% | 6,94% | 60,00% | 128,57% |
4º | BMW SÉRIE 4 | 13 | 17 | 3 | 9,35% | 11,81% | -23,53% | 333,33% |
5º | CHEVROLET CAMARO | 10 | 21 | 33 | 7,19% | 14,58% | -52,38% | -69,70% |
6º | BMW M2 | 8 | 5 | 0 | 5,76% | 3,47% | 60,00% | - |
7º | PORSCHE CAYMAN | 8 | 4 | 2 | 5,76% | 2,78% | 100,00% | 300,00% |
8º | AUDI TT / TTS | 7 | 13 | 33 | 5,04% | 9,03% | -46,15% | -78,79% |
9º | BMW M240i | 7 | 4 | 0 | 5,04% | 2,78% | 75,00% | - |
10º | BMW M3 | 7 | 3 | 16 | 5,04% | 2,08% | 133,33% | -56,25% |
11º | BMW M140i | 5 | 3 | 0 | 3,60% | 2,08% | 66,67% | - |
12º | AUDI S3 | 3 | 1 | 3 | 2,16% | 0,69% | 200,00% | 0,00% |
13º | BMW Z4 | 3 | 2 | 5 | 2,16% | 1,39% | 50,00% | -40,00% |
14º | CHEVROLET CORVETTE | 3 | 1 | 6 | 2,16% | 0,69% | 200,00% | -50,00% |
15º | MERCEDES-AMG GTS | 3 | 2 | 0 | 2,16% | 1,39% | 50,00% | - |
16º | MERCEDES-BENZ A45 AMG | 3 | 8 | 8 | 2,16% | 5,56% | -62,50% | -62,50% |
17º | AUDI RS6 | 2 | 2 | 1 | 1,44% | 1,39% | 0,00% | 100,00% |
18º | BMW M6 | 2 | 1 | 1 | 1,44% | 0,69% | 100,00% | 100,00% |
19º | AUDI R8 | 1 | 1 | 1 | 0,72% | 0,69% | 0,00% | 0,00% |
20º | FERRARI 458 | 1 | 0 | 0 | 0,72% | 0,00% | - | - |
21º | FERRARI 488 SPIDER | 1 | 1 | 0 | 0,72% | 0,69% | 0,00% | - |
22º | FERRARI F12 BERLINETTA | 1 | 0 | 0 | 0,72% | 0,00% | - | - |
23º | JAGUAR F-TYPE | 1 | 2 | 0 | 0,72% | 1,39% | -50,00% | - |
24º | LAMBORGHINI HURACAN | 1 | 1 | 0 | 0,72% | 0,69% | 0,00% | - |
|
| 139 | 144 | 160 | 100,00% | 100,00% | -3,47% | -13,13% |