Principal atração da Volvo no Salão de Genebra, a nova geração do XC60 também está sendo divulgada por meio de uma série de vídeos que mostram as inovações tecnológicas e o alto nível de segurança do SUV. Em alguns desses vídeos, um misterioso sedã médio banca o figurante. E ele é muito trabalhado para ser apenas uma animação. Tudo indica que ele pode ser um teaser do futuro S40, modelo que a Volvo já teve na linha, mas que era fabricado sobre a plataforma do Ford Focus.

Leia também:

Descoberto pelos amigos do Indian Autos Blog, o misterioso sedã compacto possui a identidade visual dos Volvo atuais, com os inconfundíveis LEDs diurnos integrados aos faróis no formato do martelo de Thor. As lanternas sugerem uma evolução sobre o estilo do atual S60, mas o porte menor e alguns outros detalhes apontam para o novo modelo da série 40. 

 

Volvo S40 - teaser

 

Assim como o conceito 40.2, que antecipou o novo sedã médio, o modelo de 5 portas adere à tendência dos fastbacks, com a coluna C com uma inclinação bem acentuada, tendo como destaque o terceiro volume mais encurtado, uma de suas características mais marcantes. Compare os dois:

 

Volvo S40 e 40.2 - comparativo
Volvo S40 e 40.2 - comparativo

 

Como os designers costumam dizer, repare nas proporções. Apesar do estilo menos quadrado, o carro da animação tem balanços pequenos, a coluna C bem para trás, dando à traseira uma aparência de cupê, e a linha de cintura ascendente. Por fim, repare como, vistos de lado, os para-choques traseiros dos dois têm um desenho bastante parecido.

 

Volvo S40 - teaser

 

Se a mudança de estilo se confirmar, ela mostrará que a Volvo abriu mão de ter um modelo de linhas mais angulosas para agradar a um público mais conservador, como é o cliente típico de sedãs médios.

O próximo lançamento no cronograma da Volvo é o XC40, que tem estreia especulada para o Salão de Xangai, em abril. Assim como o primeiro SUV compacto da marca, o futuro S40 também será feito sobre a CMA (Compact Modular Architecture), a nova plataforma modular da Volvo e da Geely. Ainda sem data de estreia definida, o sedã só deve ser revelado a partir do segundo semestre de 2017 em diante. Talvez no Salão de Frankfurt.

 

Volvo 40.2 Concept

 

Vale lembrar que essa nova gama de carros compactos incluirá um modelo 100% elétrico, além de um trem de força híbrido, com a tecnologia Twin Engine plug-in. Tudo como parte da ousada meta da marca sueca de vender globalmente mais de 1 milhão de veículos com tecnologia elétrica até 2025. Mesma meta da Volkswagen, que foi a maior fabricante global em 2016. Isso dá bem a medida das ambições suecas.

(Colaborou Gustavo Henrique Ruffo)

Fotos: reprodução/divulgação

Galeria: Volvo S40 aparece em teaser

Envie seu flagra! flagra@motor1.com