Se mais gente soubesse que dirige um origami de aço, e não um tanque de guerra, talvez tivéssemos muito menos mortes do que as 50 mil que registramos todos os anos no Brasil. Mas tem marcas que usam "cartolina" ou "papelão grosso" para fazer seus origamis, como mostra o vídeo da Volvo acima. E esta cartolina e o papelão grosso são aços de alta e de ultra alta resistência.

Leia também:

A marca sueca sempre se destacou pelo cuidado com a segurança dos passageiros de seus carros e tem a meta para lá de ambiciosa de não ter mais nenhuma morte em seus carros até 2020. Muita gente acha que a empresa não chega lá, mas o vídeo do XC60 capotando a quase 50 km/h impressiona por mostrar uma cabine que não sofre dano. Nenhum. Quando finalmente para, o XC60 está com o teto íntegro, as colunas exatamente como deveriam estar. E os dummies só meio zonzos.

 

 

Neste outro vídeo, com o teste do "overlap", como se você batesse de frente com outro carro, também se nota a integridade da cabine. A porta perde sua folha externa, mas não sofre alterações por dentro.

 

 

Quando bate de frente a cerca de 60 km/h contra uma barreira indeformável, o que mais afeta os passageiros é a desaceleração. Segundo dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), bater a essa velocidade equivale a cair de um prédio de 11 andares. No que ele pode fazer, o XC60 mantém sua estrutura sem alterações, pelo menos nos vídeos da Volvo.

 

Volvo XC60 body structure

 

Aí em cima você pode ver quem é o grande responsável pelos bons resultados do novo modelo. Basicamente o aço de ultra alta resistência, que aparece em vermelho em todas as colunas do XC60. Além dele, o Volvo usa também aços de alta resistência, de extra alta resistência e de "muito alta" resistência. Só se vê aço comum nas caixas de rodas traseiras e na dianteira do carro, onde a marca também emprega alumínio. Ali, eles servirão para absorver impacto, não para garantir que a cabine continue a ser um lugar seguro.

 

 

Ainda é preciso que o carro passe por testes independentes, como os da Global NCAP, para comprovar seus bons resultados. Mas podemos dizer que ficamos muito impressionados com a forma como ele lidou com o capotamento. Quase tanto quanto no dia em que James May e Jeremy Clarkson jogaram um Saab de cabeça para baixo no chão.

 

Volvo XC60 crash test images

 

Se todos no mundo protegessem igual a você, XC60...

Fotos: divulgação

Galeria: Volvo XC60 em imagens de crash test

Envie seu flagra! flagra@motor1.com