Adiada diversas vezes, a implementação dos chips inteligentes nos veículos vendidos no Brasil deve enfim começar em 2018. A antecipação foi feita na semana passada pela fabricante de processadores Qualcomm durante a Mobile World Congress (MWC), maior feira de telefonia do mundo, realizada em Barcelona, na Espanha.  

Em matéria do site O Globo, que esteve no evento, Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina, disse que a partir de 2018 todos os carros no Brasil serão inteligentes. E isso inclui carros de passeio, coletivos e de transporte, todos conectados.

Leia também:

Nesta primeira fase, de acordo com os fabricantes, será a vez dos carros inteligentes, com chip que permite a localização, monitoramento de combustível e alerta de revisões, por exemplo. Depois, chegarão os veículos autônomos, que não precisam de motoristas. Todavia, para esta segunda etapa, é fundamental a implementação da internet 5G, que permitiria uma rede de informações de alta velocidade sem interferências ou perda de sinal. 

Batizado de Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav), o sistema criado pelo Governo Federal ainda não teve a data oficial de estreia publicada. Em reunião realizada no início do ano entre os Detrans e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a conclusão foi de que o principal entrave para o funcionamento é a integração com os sistemas dos Detrans estaduais. 

O Siniav é regulamentado pela resolução nº 537 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a implementação do chip inteligente nos veículos de transportes de cargas a partir do dia 28 de agosto. O prazo para os demais veículos seria 1º de janeiro de 2018. A publicação oficial, bem como o cronograma definitivo deve ser apresentado em julho, prazo estipulado pelo Ministério das Cidades. É aguardar e ver se desta vez é pra valer...

Fonte: O Globo

 

Galeria: 10 tecnologias BMW que estarão em seu carro em alguns anos

Envie seu flagra! flagra@motor1.com