Enquanto o Brasil sonha com a possibilidade de ter carros de passeio a diesel nas ruas, a Europa, aos poucos, começa a se livrar deste tipo de combustível, ao menos dos veículos mais antigos e poluentes. Depois de Paris e Madrid, Stuttgard, terra da Porsche e Mercedes-Benz, planeja entrar nesta lista. 

Porsche Panamera 2017

O alvo principal são os modelos mais antigos e poluentes. Eles serão proibidos de circular no centro da cidade (algo parecido com o que acontece em São Paulo com o rodizio municipal). A proibição atingirá os modelos que estejam abaixo do Euro 6, uma norma de níveis de emissões que entrou em vigência em setembro de 2014. Modelos mais antigos que atendam estes níveis estarão liberados para circular. 

Leia também:

Segundo a Reuters, apenas 10% dos veículos da Alemanha atendem a Euro 6. Vale lembrar que o diesel é popular na Europa e boa parte dos veículos usam este combustível. Boa parte deles deverão ser substituídos por novos nos próximos cinco anos. O país é membro do ZEV, plano para abolir veículos a combustão das ruas até 2050, com alguns países planejando chegar nesta meta até 2025. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com