Lançada primeiro no Brasil, a segunda geração do Jeep Compass começa a ser vendida nos Estados Unidos. Nesta semana, a marca apresentou o modelo à imprensa e divulgou detalhes das versões e preços. Nossos parceiros do Motor1 EUA já andaram no modelo e contaram suas primeiras impressões. 

Desde que o modelo foi apresentado, no fim do ano passado, havia muita expectativa por parte dos norte-americanos, ainda mais após as boas impressões e o sucesso de vendas em nosso mercado. Logo de cara, o Compass foi reconhecido como o modelo certo na hora certa e com um "tremendo apelo" para os Estados Unidos. 

2017 Jeep Compass: First Drive
2017 Jeep Compass: First Drive

Diferentemente do nosso Compass, disponível com os motores 2.0 Tigershark e 2.0 turbodiesel, o modelo norte-americano é oferecido exclusivamente com o conhecido motor 2.4 Tigershark de 182 cv e 24,1 kgfm de torque - conhecido da Fiat Toro no Brasil. O propulsor pode ser associado ao câmbio manual ou automático de 6 marchas ou ainda um automático de 9 posições. 

Se a opção pelo motor a gasolina mais potente que nosso pode parecer uma vantagem, a versão com a transmissão de 9 marchas foi criticada pelas trocas ascendentes constantes, que deixam o SUV mais lento nas saídas. A opinião é de que esta caixa funciona melhor com propulsores de maior torque, como o V6 da Chrysler Pacifica, por exemplo. 

2017 Jeep Compass: First Drive
2017 Jeep Compass: First Drive

Apesar do desempenho não ser brilhante, o consumo também foi criticado, ficando abaixo dos "conterrâneos" Honda CR-V e Mazda CX-5, por exemplo. Na versão manual com tração dianteira, as médias foram de 9,7/13,6 km/l (cidade/estrada), enquanto a versão com o câmbio automático de 9 marchas alcançou 9,3/12,7 km/l e 8,9/12,3 km/l, com tração dianteira e integral, respectivamente.  

Assim como nós dissemos do modelo brasileiro, o conforto de rodagem e a dinâmica do carro - auxiliada pela suspensão independente nas quatro rodas - foram considerados excelentes. Bom de curva, o Compass ainda foi elogiado pela direção precisa e direta, sendo mais agradável ao volante que os irmãos Renegade e Cherokee, por exemplo.

 

E as vantagens não param por aí: o modelo ainda oferece mais espaço para pernas e cabeça, bem como maior capacidade no porta-malas que o Cherokee. Já o nível de acabamento interno não chega a surpreender, estando no mesmo padrão do irmão maior, o que pode ser considerado bom. 

No fim, o saldo do Jeep Compass é positivo por qualidades como a boa dirigibilidade, espaço interno e porta-malas, além da ampla oferta de equipamentos. Não resta dúvidas que ele tem muito mais apelo que o seu antecessor e mostra plenas condições de agradar ao americano médio que procura um SUV e quer algo diferente do Honda CR-V ou do Ford Escape, por exemplo. 

Preços (sem frete):

Jeep Compass Sport 4x2 - US$ 20.995 (R$ 64.324)

Jeep Compass Sport 4x4 - US$ 22.495 (R$ 68.920)

Jeep Compass Latitude 4x2 - US$ 24.295 (R$ 74.435)

Jeep Compass Trailhawk 4x2 - US$ 28.595 (R$ 87.609)

Jeep Compass Limited 4x4 - US$ 28.995 (R$ 88.834)

Fotos: Steven Ewing / Motor1.com

Galeria: Jeep Compass - primeiras impressões (EUA)

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