Em 2015, a Volkswagen apresentou o Sport Coupé Concept GTE no Salão de Genebra. Na época, o burburinho era de que ele inspiraria a nova geração do CC. Dois anos depois, mais precisamente agora, sabemos que o CC não terá nova geração. Ele morreu. E em seu lugar virá a versão de produção do Sport Coupé Concept GTE, chamado de Arteon. Imagens divulgadas nesta quinta (23) pela marca alemã mostram que o Arteon mudou muito pouco em relação ao conceito.

Leia também:

Para que você não precise se fiar no que dizemos, compare os modelos abaixo. À esquerda está o futuro Arteon, revelado apenas parcialmente. À direita, o Sport Coupé, mostrado por inteiro.

2018 VW Arteon teaser
Volkswagen Sport Coupe Concept GTE at 2015 Geneva Motor Show

A traseira também denuncia se tratar do mesmo carro, apenas preparado para a produção em série. No caso das lanternas, elas mostram uma mudança de estilo que pode ser adotada pelos demais modelos da Volkswagen nos próximos anos. De novo, Arteon à esquerda e GTE à direita.

2018 VW Arteon teaser
Volkswagen Sport Coupe Concept GTE at 2015 Geneva Motor Show

O novo cupê de quatro portas da Volkswagen usa a mesma plataforma MQB de Passat e Golf e terá as mesmas opções de motor do irmão maior, assim como tração dianteira ou nas quatro rodas, a 4Motion. Em termos de dimensões, porém, espera-se que o Arteon tenha entre-eixos mais longo, já que ele ficará acima do Passat em preço (e luxo). O câmbio seria uma nova automatizada de dupla embreagem com 7 marchas, mas ainda não sabemos se com discos de embreagem banhados a óleo, como a de 6 marchas atual, ou se com embreagens secas, como a de 7 marchas vendida hoje em alguns modelos do grupo Volkswagen.

Além do Arteon, a Volkswagen também deve oferecer uma shooting brake derivada dele. Diz a marca que o Arteon é um fastback, mas não sabemos se o vidro traseiro vai levantar com a tampa (muito provável, para facilitar o acesso ao porta-malas) ou se o nome é mera retórica. O Salão de Genebra vai matar estas dúvidas em breve.

Fotos: divulgação

 

Galeria: VW Arteon teaser

Envie seu flagra! flagra@motor1.com