A Ford acaba de anunciar nos Estados Unidos o investimento de US$ 200 milhões na construção de um gigantesco complexo de testes. Com sede em Allen Park, no Michigan, o centro terá dois grandes destaques: um túnel de vento de última geração e uma câmara climática desenvolvida para avaliar dados de desempenho e economia de combustível de novos carros.

Ford GT Wind Tunnel

O empreendimento começará a ser construído ainda neste ano e ficará pronto por volta de 2019, ocupando aproximadamente 13 hectares. No caso do túnel de vento, a Ford diz usará tecnologias de última linha e realizará simulações de capotamento, bem como promoverá testes aerodinâmicos a velocidades de até 321 km/h.

Leia também:

Por sua vez, a câmara climática permitirá testes a temperaturas super baixas, como -40ºC, até temperaturas desérticas, como 60ºC. "Este novo complexo será capaz de acomodar não só o supercarro GT, mas também veículos maiores como as picapes Super Duty", disse Raj Nair, chefe de produto da Ford. 

Em outros novos projetos, o centro abrigará os testes da versão norte-americana da Ranger e a nova geração do SUV Bronco.

Fotos: Divulgação

Galeria: Ford GT túnel de vento

Envie seu flagra! flagra@motor1.com