Nova Ferrari 812 Superfast alegra puristas com motor V12 aspirado de 800 cv
Nada de turbo. Apenas 12 cilindros que produzem 800 cv sem sobrealimentação
Os puristas poderão passar o resto do dia sorrindo. A Ferrari apresentou detalhes da 812 Superfast, uma nova máquina que aparecerá ao vivo pela primeira vez no Salão de Genebra e que alguns engenheiros no mundo ainda conseguem tirar potência de um motor sem sobrealimentação. O maior destaque é o novo V12 aspirado com 800 cv naturais e rotação máxima de 8.500 rpm, que deve gerar uma sinfonia apaixonante disparada pelas quatro ponteiras de escapamento na traseira.
A 812 é uma "Gran Turismo", ou seja, um carro que pode ser usado nas pistas, com ótimo desempenho, e nas ruas e estradas, como um carro "comum". Instalado na dianteira, o V12 de 6.496 cc possui injeção direta de gasolina e, ligado ao câmbio de dupla embreagem (sem a quantidade de marchas divulgada), faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, com velocidade máxima na casa dos 340 km/h. E a tração é traseira, mais um motivo para sorrir, com distribuição de peso de 47% na frente e 53% na traseira.
Segundo a Ferrari, a 812 resgata a história das V12, F12berlinetta e F12tdf, mas seu desenho "fastback" remete em outro clássico, a 365 GTB4, de 1969. Mas nenhuma delas tinha faróis de LED, como a Superfast. Por dentro, couro, alumínio e outros materiais nobres mostram que ali está um carro de luxo. O conta-giros ainda é analógico, mostrando que a Ferrari ainda não se rendeu aos painéis totalmente digitais em tela de TFT.
Fotos: Divulgação
Galeria: Ferrari 812 Superfast V12
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Todas as novidades da Ferrari que chegarão em 2025
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Última Ferrari de F1 de Michael Schumacher vai a leilão