Não é de hoje que a GM se queixa de que a Opel só dá prejuízo. Assim como sua irmã britânica, a Vauxhall. Mas as coisas pareciam estar melhores, com o novo Astra vendendo horrores, o novo Insignia agradando em cheio e por aí afora. Mas eis que chega a notícia de que tanto a Opel quanto a Vauxhall vão mudar de dono. E a compradora não é ninguém menos do que a PSA, que andou ela mesma no bico do corvo há não muito tempo. Será possível?

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Não bastasse a fonte ser forte, ela veio em dobro. Tanto a agência Reuters quanto a Deutsche Press Agency (DPA) divulgaram a informação de que as negociações estão em estágio avançado, ainda que a GM não tenha se disposto a comentar nada. Um porta-voz da PSA, porém, confirmou que as negociações estão avançadas.

 

Opel Astra OPC Line Sport Pack

Opel Astra 2017

Ainda aguardamos por mais informações sobre o negócio, mas ele certamente tem um parceiro oculto, a Dongfeng, que ajudou a salvar a PSA do buraco em que ela estava e a desenvolver sua nova plataforma compacta, a CMP. O interesse da chinesa em ter mais marcas fortes em seu portfólio é certamente um componente forte da aquisição. Neste caso, parece que a PSA, mais do que uma sócia, seria o elemento aparente da negociação.

 

Vauxhall Corsa VXR 2015

Vauxhall Corsa OPC

Se a venda se concretizar, talvez vejamos Sergio Marchionne arrancando os cabelos e dizendo: "Por que não pensei nisso?". O CEO da FCA já disse várias vezes que queria uma fusão com a GM para produzir pelo menos 6 milhões de carros por ano. Só uma produção nesta escala daria tranquilidade à empresa para o longo prazo. Com produção de 3.248.108 unidades em 2016, a PSA chegará bem perto da FCA (4.906.685) em produção com a aquisição da Opel e da Vauxhall. Só a Opel produziu 1,1 milhão de carros em 2015 e ainda não informou a produção em 2016, que foi bem melhor.

Fotos: divulgação

Galeria: Opel Astra OPC Line Sport Pack

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