A Ford anuncia nesta semana na Europa o lançamento do Focus elétrico equipado com um novo e mais eficiente sistema de alimentação. De acordo com a marca, a bateria de 33,5 kW agora pode alcançar 80% da carga em apenas 30 minutos, graças especialmente à capacidade tecnológica 50% superior em comparação com o dispositivo anterior.

“O novo Focus elétrico pode ser recarregado no mesmo tempo que o motorista leva para tomar um café e comer um pedaço de bolo”, exemplifica Joe Bakaj, vice-presidente de desenvolvimento do produto da Ford Europa.

Este tempo, vale lembrar, está relacionado ao sistema de conector de carregamento rápido - em uma tomada convencional de 32 A, por exemplo, o tempo de uma carga completa ainda é longo, de cerca de 5 horas.

Leia também:

Equipado com um motor elétrico de 145 cv, o modelo é capaz de percorrer 225 km com a carga 100% preenchida. Além disso, tanto a bateria quanto o motor possuem resfriamento e aquecimento a líquido, que aumentam a eficiência energética e prolongam o ciclo de vida do sistema.

Lançamentos futuros

Estratégico para os planos globais da Ford, o Focus elétrico é parte de uma série de lançamentos "verdes" confirmados para os próximos anos. Até 2020, a promessa da marca é lançar um inédito SUV elétrico com autonomia de 480 km e versões híbridas para a picape F-150 e o esportivo Mustang.

Fotos: divulgação

Galeria: Ford Focus Elétrico

Envie seu flagra! flagra@motor1.com