A reestilização da linha Audi A3 foi apresentada há cerca de um ano e o RS3 Sedan em setembro, no Salão de Paris. Agora, chegou a vez do nervoso RS3 Sportback, que tem como destaque o motor de 5 cilindros mais potente do mundo.
Com 400 cv de potência e 48,9 kgfm de torque a 1.750 rpm, o motor 2.5 litros turbo é o mesmo usado no RS3 Sedan e no TT RS. Mais leve em 26 quilos, graças ao cárter de alumínio, entre outras melhorias, o propulsor ganhou 34 cv e 1,5 kgfm de torque sobre o seu antecessor.
Mais vitaminado, o RS3 Sportback agora acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos (o anterior fazia em 4,3 segundos) e alcança 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). Para quem quiser andar ainda mais forte na estrada, a Audi oferece um kit opcional que libera o limitador até 280 km/h.
Assim como todos os modelos da linha RS, o Sportback vem com sistema de tração Quattro. A potência é enviada para os dois eixos pela caixa de dupla embreagem e 7 marchas.
Em termos de design, as atualizações são as mesmas já vistas no RS3 Sedan. Mais baixo que o A3 regular em 25 mm, o RS3 ganhou um retoque discreto, com destaque para os novos faróis de LEDs Matrix, pára-choques redesenhados e novo difusor traseiro, rodas de aro 19" exclusivas com pneus 235/35, bem como o conjunto de instrumentos 100% digital (Audi Virtual Cockpit).
O modelo mais nervoso da linha será apresentado ao público no Salão de Genebra, em março, e estará à venda na Europa a partir de abril. As primeiras unidades começam a ser entregues em agosto. O preço inicial é de 54.600 euros.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
AMG, RS ou M: Qual família de carros de alto desempenho vende mais?
Varejo: Hyundai Creta lidera vendas pelo 2º mês seguido em outubro
Novo Audi RS3 terá mais de 400 cv e será revelado em setembro de 2021
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Projeção: Audi RS3 Sportback 2021 terá motor 2.5 turbo com mais de 400 cv
Fiat repete fase ruim e perde liderança em vendas na Itália em outubro
Primeiras Impressões: Audi RS3 e TT RS no autódromo de Interlagos