Pouco tempo após lançar os completamente novos XC90 e S90/V90, a Volvo tem planos ainda mais ambiciosos. Crucial para a marca, o ano de 2017 vai marcar a chegada de dois novos modelos: o renovado XC60 (best-seller) e o SUV compacto XC40. 

Leia também:

Em entrevista ao site britânico Autocar, o executivo Henrik Green, chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento da marca sueca, confirmou o que o modelo inédito vai estrear ainda neste ano. Além disso, Green também ressaltou a importância do XC60 e disse que a nova geração do SUV médio também chega em 2017. 

 

Volvo 40.1 Concept

 

O lançamento do inédito XC40 é crucial para a Volvo, pois irá colocar a marca em um segmento de volume de vendas bem maior - a previsão é de emplacar anualmente algo em torno de 100 mil exemplares. O principal alvo seriam os crossovers compactos das marcas premium, como Mercedes-Benz GLA, BMW X1 e Audi Q3.  

Antecipado pelo conceito 40.1, o crossover compacto será construído sobre a nova plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture) e equipado com motores 1.5 de 3 cilindros e 2.0 de 4 cilindros - ambos turbinados.

 

 

Modelo mais vendido da marca, o XC60 está no mercado desde 2008 e, embora conserve muitas qualidades, já pede uma renovação. Os flagras mais recentes foram de protótipos bastante camuflados, mas a expectativa é que o visual seja inspirado no do irmão maior, o XC90, com lanternas elevadas e montadas sobre a coluna, além de faróis iluminados por LEDs em formato de "T" deitado.

Renascida após a aquisição pela chinesa Geely, a Volvo pretende alcançar em breve a marca de 800.000 unidades emplacadas. O primeiro a ser revelado será o XC40, aguardado para o Salão de Xangai, em abril. Enquanto isso, o XC60 deve demorar um pouco mais, devendo ser apresentado só em Frankfurt. 

Fotos: divulgação/Automedia

Galeria: Volvo 40.1 and 40.2 Concepts

Envie seu flagra! flagra@motor1.com