Depois do "Briga em casa" entre os "primos" franceses, C3 e 208, o embate desta semana será entre o Honda HR-V, campeão de vendas entre os SUVs e o promissor e completamente renovado Civic. Comparamos os dois modelos, o sedã na versão básica e o HR-V no acabamento intermediário, ambos equipados com câmbio automático e com preços no mesmo patamar para você decidir qual é a melhor compra.
Compre um HR-V se...
- prefere interior mais versátil: apesar da plataforma compacta herdada da dupla Fit/City, o crossover ostenta amplo espaço interno considerando o seu porte, levando vantagem ainda pela possibilidade de rebatimento total ou parcial do banco traseiro, sem contar o formato dois volumes, melhor para acomodar bagagens grandes no porta-malas;
- prefere mais praticidade: com 33 cm a menos de comprimento, ausência do terceiro volume e posição de dirigir um pouco mais elevada, o HR-V tem melhor visibilidade e muitos adeptos que o apreciam, principalmente no trânsito urbano;
- prefere mais economia na cidade: apesar da diferença não ser tão grande, o SUV é mais econômico na cidade do que o Civic, como esperado, pelo menor peso e porte. Todavia, na estrada a situação se inverte e o sedã é mais econômico;
- prefere visual "crossover": segmento da moda, não só no Brasil, como em boa parte do mundo, é inegável que os SUVs/crossovers caíram no gosto do povo com seu estilo mais "parrudinho", além da maior altura de rodagem.
Compre um Civic se...
- prefere melhor acabamento: estamos falando aqui do Civic Sport, a versão de entrada, mas que mesmo assim mostra um acabamento bem mais cuidado em relação ao HR-V, com material macio no painel e mais revestimento em tecido nas portas, sem contar o quadro de instrumentos mais moderno e formato dos bancos, entre outros detalhes;
- prefere mais prazer ao dirigir: como um carro médio, é natural que o Civic leve vantagem sobre o crossover. A plataforma é mais moderna, a direção é mais rápida, direta e precisa e a suspensão filtra melhor as imperfeições, que ainda leva vantagem por ser independente na traseira;
- prefere mais conforto: nesta décima geração, o Civic corrigiu falhas do antecessor e ficou com rodar mais confortável e excelente isolamento acústico. Não que o HR-V seja ruim nesse quesito, mas o sedã é nitidamente superior;
- prefere design mais moderno: ousado, o sedã voltou a atrair olhares nesta geração com um design de mais personalidade e ao mesmo tempo arrojado. Passa esportividade sem deixar de ser elegante;
- prefere mais equipamentos de segurança: ambos possuem controle de estabilidade, mas o Civic traz desde o modelo de entrada seis airbags, freios a disco nas quatro rodas.
Conclusão:
Apesar do preço bem próximo (o HR-V custa R$ 93.400 e o Civic R$ 94.900), ambos tem propostas bem distintas. Não que seja uma regra, mas o SUV atende a um público mais urbano e familiar, enquanto o Civic mira clientes que valorizam mais o prazer ao dirigir e o conforto. O conjunto mecânico dos dois está bem dimensionado para o porte e peso, sendo que em termos de equipamentos não há uma disparidade tão grande, com vantagem para o Civic em termos de segurança.
Fichas técnicas:
HR-V EX CVT | Civic Sport CVT | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.799 cm3, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, comando simples variável na admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 139/140 cv a 6.500 rpm; 17,3/17,4 kgfm a a 5.000 rpm | 150/155 cv a 6.300 rpm; 19,3/19,5 kgfm a 4.700/4.800 rpm |
TRANSMISSÃO | automática CVT com conversor de torque | automática CVT com conversor de torque |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e eixo com barra de torção na traseira | McPherson na dianteira com buchas hidráulicas e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 17″ com pneus Michelin Primacy 215/55 R17 | liga leve aro 17 com pneus 215/50 R17 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD |
PESO | 1.270 kg | 1.291 kg |
DIMENSÕES | comprimento 4.294 mm, largura 1.772 mm, altura 1.586 mm, entre-eixos 2.610 mm | comprimento 4.637 mm; largura 1.800 mm; atura 1.433 mm; entre-eixos 2.700 mm |
PORTA-MALAS | 437 litros | 519 litros |
PREÇO | R$ 93.700 | R$ 94.900 |
Desempenho - medições Motor1
Aceleração | HR-V EX CVT | Civic Sport CVT |
0 a 60 km/h | 5,3 s | 5,1 s |
0 a 80 km/h | 7,6 s | 7,2 s |
0 a 100 km/h | 10,5 s | 9,9 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (S) | 8,1 s | 7,4 s |
80 a 120 km/h (S) | 7,3 s | 6,5 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 40,6 m | 38,0 m |
80 km/h a 0 | 24,7 m | 24,2 m |
60 km/h a 0 | 13,3 m | 13,4 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 8,2 km/l | 7,8 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 10,6 km/l | 11,2 km/l |