O finlandês Mika Salo confessou certa preocupação com Valtteri Bottas neste ano. O piloto foi promovido da Williams para a Mercedes e será parceiro de Lewis Hamilton em 2017 com um contrato de um ano. Para Salo, o momento é difícil para Valtteri. No entanto, ele enxerga habilidade suficiente no compatriota para conseguir triunfar.

Falando sobre a situação de Bottas, Salo disse ao Motorsport.com: "É surpreendente fazer um contrato de um ano na Fórmula 1 hoje em dia. Todo mundo quer fazer contratos de longo prazo. Eu simplesmente não sei qual é a razão por trás disso."

Em resposta à explicação de Toto Wolff (chefe do time) de que manter opções abertas era essencial, Salo acrescentou: "Eu acho que é a única razão que eu posso imaginar, porque Valtteri é bom o suficiente para assinar por um longo prazo. Então, vamos ver. Vamos ver como ele atua depois disso. Eles colocaram Valtteri em uma situação muito difícil, contra Lewis (Hamilton) e em um contrato de um ano. Não é fácil."

No entanto, Salo acredita que Bottas seja forte o suficiente para superar a pressão adicional de não ter um acordo para 2018. "Ele vai ter muito tempo. Não há problema", acrescentou o ex-Tyrrell, Arrows, Ferrari e Sauber. "Ele é um cara profissional e tem quatro anos na Fórmula 1 já, então não é uma grande barreira. Quando você tem paz de espírito, pode andar melhor."

Andando próximo de Hamilton

Salo considerou que, se a Mercedes continuar a ser a referência do grid, Hamilton será um alvo razoável para Bottas - que deverá vencê-lo "às vezes". "Depende muito da Mercedes, de que tipo de carro eles podem fazer. Vamos ver o quanto o carro é bom", disse Salo. "Eu imagino que possa ser ainda o melhor. O que Valtteri tem de fazer é terminar em segundo atrás de Lewis o tempo todo e até mesmo vencê-lo às vezes."

Perguntado se Bottas deve mirar mais alto do que apenas em ocasionalmente bater Hamilton, Salo explicou: "Lewis é muito bom em classificação. Gostaria de pensar que Valtteri seja talvez um pouco melhor em corrida. Ele é suave com o carro e com os pneus, então ele pode ter uma boa chance nas corridas."

Fotos: Motorsport

Galeria: Bottas na Mercedes - 1 ano pra mostrar serviço

Envie seu flagra! flagra@motor1.com