Após tantos escândalos e acusações envolvendo motores diesel, as grandes cidades do planeta buscam formas de reduzir e até mesmo proibir a circulação de veículos que usem este combustível para colaborar com a limpeza do ar. Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, parece inspirado nestas ações. 

Segundo nota publicada hoje pela Folha de São Paulo, existe um plano de implementação de inspeção veicular para todos os veículos diesel do Estado, independentemente do ano ou categoria (caminhões, ônibus, picapes e utilitários) a partir de 2018. A proposta está em análise pela secretaria do Meio Ambiente.

Leia também:

O formato seria parecido com o qual os habitantes da cidade de São Paulo conheceram de 2009 a 2014 como Controlar. Anual, ainda está em estudos como seriam pagos os custos desta vistoria, mas a intenção é que uma taxa seja paga pelo proprietário do veículo, uma das medidas que tornaram a Controlar impopular na cidade. 

Se aprovado, o programa será válido para todo o estado, mas a fase inicial se concentrará na região da Grande São Paulo, ponto com maior concentração de poluição do ar. Ricardo Sales, secretário de Meio Ambiente, ainda aguarda os resultados da análise e de como será feita a vistoria (local, equipamentos e afins) para definir valores e formas de cobrança. Veículos que circulem em São Paulo, mesmo com placas de outros estados, deverão fazer a vistoria e serão multados se estiverem fora do padrão estabelecido. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com