Após o embate "premium" entre Mercedes-Benz Classe C e GLA, o "Briga em casa" desta semana traz dois modelos que não são da mesma marca, mas nasceram na mesma casa. Produzidos pela PSA na fábrica de Porto Real (RJ), Peugeot 208 e o Citroën C3, ambos com o novo motor 1.2 Puretech, são colocados lado a lado para você decidir qual é a melhor compra. 

Novo Peugeot 208 2017

Compre um Peugeot 208 se...

  • prefere visual mais esportivo: mesmo nas versões básicas, o 208 deixa claro que tem proposta diversa do C3. O visual é mais anguloso e dinâmico, ao contrário do "primo", que aposta em formas mais arredondadas; 
Novo Peugeot 208 2017
  • prefere interior mais moderno: embora o C3 tenha um interior "honesto", com boa aparência e qualidade nos materiais aplicados, fica um degrau abaixo do Peugeot com o seu i-Cockpit, composto pelo volante pequeno e quadro de instrumentos elevado;
Novo Peugeot 208 2017 (10)
  • prefere melhor dirigibilidade: apesar de não ter pretensão esportiva, o 208 tem suspensão um pouco mais firme que a do "primo", direção mais direta e posição de dirigir mais baixa, sendo um carro mais interessante ao volante;
  • prefere mais equipamentos: em versão de preço equivalente ao C3, o 208 traz alguns itens a mais, como sistema de som mais completo e navegação GPS, por exemplo. 

Mais sobre o Peugeot 208:

Novo Citroen C3 2017

Compre um Citroën C3 se...

  • prefere posição de dirigir mais alta: o C3 tem o banco do motorista com ajuste mais alto, além de pedais com curso mais longo. É uma posição de dirigir mais convencional do que no 208, e certamente possui adeptos; 
Novo Citroen C3 2017
  • prefere mais conforto ao rodar: em comparação ao 208, o C3 possui uma suspensão com ajuste mais macio, que não chega a prejudicar a estabilidade e agrada bastante na cidade.
Novo Citroen C3 2017

Mais sobre o Citroën C3:

Conclusão:

Bem projetados, ambos são feitos sobre a mesma plataforma e utilizam o conjunto mecânico composto pelo motor 1.2 3-cilindros associado ao câmbio manual de cinco marchas. O 208 aposta na ergonomia, condução mais apurada e melhor oferta de itens, enquanto o C3 dá o troco em quesitos como o conforto e mais espaço no porta-malas. Os dois modelos agradam pelo visual, que é bem distinto e atende a públicos diferentes, sendo o 208 o mais atual (o C3 já ganhou uma nova geração lá fora). Custando o mesmo preço, a decisão de compra vai ficar mesmo por conta do perfil.  

Fichas técnicas:

  Peugeot 208 Active 1.2 12V Citroën C3 Attraction 1.2 12V
MOTOR dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, flex dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, flex;
POTÊNCIA/TORQUE 84/90 cv a 5.750 rpm / 12,3/13,0 kgfm a 2.750 rpm 84/90 cv a 5.750 rpm / 12,3/13,0 kgfm a 2.750 rpm
TRANSMISSÃO câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO independente Mac Pherson na dianteira e eixo de torção na traseira independente Mac Pherson na dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS 195/60 R15 195/60 R15
FREIOS disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS
PESO 1.046 kg 1.100 kg 
DIMENSÕES comprimento 3,966 mm, largura 1,702 mm, altura 1,472 mm, entreeixos 2,540 mm comprimento 3,944 mm, largura 1,708 mm, altura 1,521 mm, entreeixos 2,460 mm
PORTA-MALAS 285 litros 300 litros
PREÇO  R$ 51.190  R$ 51.190

 Medições - Motor1 Brasil

Aceleração  Peugeot 208  Citroën C3
0 a 60 km/h  5,9 s  5,9 s
0 a 80 km/h  9,8 s  9,4 s
0 a 100 km/h  14,7 s  14,2 s
 Retomada    
40 a 100 km/h (3a.)  13,2 s  12,8 s
80 a 120 km/h (4a.)  15,5 s  14,4 s
Frenagem    
100 km/h a 0  41,1 m   43,0 m
80 km/h a 0  25,3 m  26,7 m
60 km/h a 0  14,1 m  14,7 m
Consumo    
Ciclo cidade  N/A  10,3 km/l (etanol)
Ciclo estrada  17,8 km/l (gasolina)  12,4 km/l (etanol)

Fotos: divulgação/arquivo - Motor1.com

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com