Quinta geração em mais de 20 anos de história, a nova geração do Ibiza acaba de ser finalmente oficializada. Antecipada mais cedo por meio do vazamento de imagens, a novidade representa o primeiro grande lançamento da Seat em 2017. O modelo incorpora visual inspirado no León e no SUV Ateca, e estreia com a primazia de ser o primeiro do grupo Volkswagen a usar a plataforma MQB A0.

Moderna, a nova base permitiu à marca espanhola adotar medidas bem mais generosas no novo compacto. A distância entre-eixos, por exemplo, foi ampliada em 95 mm (totalizando 2,56 metros), enquanto a largura cresceu 87 mm, para 1,78 m. O hatchback manteve a altura em 1,44 m, com redução de apenas 1 mm. O habitáculo agora acolhe melhor os ocupantes, com mais espaço para joelhos e pernas, e com bancos bem mais largos. O porta-malas também cresceu, chegando a 355 litros.

 

2017 SEAT Ibiza

 

Curiosamente o comprimento diminuiu 2 mm, atingindo agora 4,05 metros. Otimizar as medidas internas sem comprometer diretamente o tamanho é uma das premissas da nova plataforma, que promete aproveitamento de espaço exemplar na categoria. Esta mesma base será usada pelos próximos VW Polo e Gol, de modo que já é possível imaginar porte e medidas semelhantes para o modelo brasileiro.

Sob o capô, estão em oferta motores 1.0 TSI de 95 cv ou 115 cv, e 1.5 TSI de 150 cv. A diesel, destaque para o 1.6 TDI com potências de 80 cv, 95 cv e 110 cv. Há ainda opção de o 1.0 TSI, com 90 cv, vir alimentado por gás natural. Dependendo do caso, o câmbio pode ser manual (5 ou 6 marchas) ou automatizado DSG de 7.

 

2017 SEAT Ibiza

 

As vendas serão iniciadas pela Espanha nas versões Reference, Style, FR e XCelence. O FR será o acabamento esportivo da linha (incluindo ajustes específicos na suspensão), enquanto o XCelence terá perfil mais luxuoso. Ambos terão de série iluminação full LED nos faróis, e luzes ambiente nas cores vermelha e branca.

No interior, o painel bem mais ergonômico e com acabamento em dois tons acompanha as inovações da carroceria. A tela de 8 polegadas abriga os sistemas de conectividade Android Auto, Apple Car Play e Mirror Link, além de reproduzir as imagens da câmera de ré. Por um custo adicional, é possível levar para casa um sistema de som da Beats, com sete alto-falantes e 300 watts.

 

2017 SEAT Ibiza

 

Nesta geração, o Ibiza será vendido exclusivamente na carroceria de 5 portas. O modelo de 3 portas sai de cena por conta da baixa procura, enquanto a perua dará lugar a um inédito crossover compacto, batizado de Arona.

Fotos: divulgação 

Galeria: Fotos ao vivo do novo SEAT Ibiza 2017

Foto de: Tran Ha
Envie seu flagra! flagra@motor1.com