Voltamos ao evento "Grandes Heures Automobiles" (Grandes heróis automotivos), em outubro de 2016, em Montlhéry. Na época, a Peugeot lançou um concurso que escolheria três 205, ou o "Número Sagrado", para restauração completa no centro da Peugeot Classic. 

Após várias semanas de trabalho, a Peugeot mostrou os carros em perfeitas condições. O primeiro passo do processo foi colocar os três em condições originais de segurança, com o reparo de pontos importantes pelo setor técnico. 

Trois Peugeot 205 entièrement restaurées
Trois Peugeot 205 entièrement restaurées

A segunda etapa foi o tratamento da estrutura, com a eliminação de oxidação e reforço, antes de seguir para a etapa estética. Para chegar neste resultado, os mecânicos do Museu da Peugeot tiveram que procurar peças originais e trabalhar na reconstrução de itens como os bancos, com a etiqueta Peugeot Classic. Um belo gesto para este carro com história e importância emblemática. 

Sucesso comercial e nos esportes

O Peugeot 205, conhecido por suas versões esportivas GTi e T16, foi a salvação da marca do leão. A empresa de Sochaux, que enfrentava a crise e o racha da divisão européia da Chrysler-Talbot, contava com o sucesso do 205 para alavancar as vendas. 

Em paralelo, a Peugeot estava inscrita no campeonato de rally. Isso levou a marca a dois títulos mundiais de campeão do mundo de construtores no impressionante Group B. 

O 205 teve uma carreira longa. Produzido de 1982 a 1998, saíram 5.278.300 unidades das fábricas da Peugeot. No Brasil, foi um dos primeiros carros da marca a desembarcar após a liberação das importações, de 1992 a 1998, quando foi substituído pelo 206. Há, inclusive, três raros GTi, um dos hot hatches mais desejados do mundo. 

Leia também:

 

Galeria: Peugeot 205

Envie seu flagra! flagra@motor1.com