A febre dos SUVs também chegou na Europa com força. Dos 15.141.326 veículos novos comercializados no Velho Continente em 2016 – um crescimento de 6,5% em relação a 2015 -, 3.880.618 unidades, ou 25,7% do total, foram de modelos da categoria. Este número representou uma alta de 21,4% na comparação com o ano anterior.
Neste cenário, o Nissan Qashqai emplacou 234.340 unidades e manteve o posto de SUV preferido dos europeus, seguido pelo Renault Captur (217.105, +11,1%), ambos presentes no top 10. A grande ameça para 2017 já tem nome: Tiguan. Em alta de 21,3%, o modelo da VW fechou o ano em 18º, com 180.198 unidades, mas com presença no top 10 de agosto a dezembro.
Mesmo registrando a maior retração entre os dez mais vendidos (-7,8%), o VW Golf (492.952) chegou ao 9º ano seguido como campeão de vendas e pela 29ª vez nos últimos 34 anos. Avançando 3%, o Renault Clio (315.115) assumiu uma vice-liderança que não ocupava desde 2006. O VW Polo (308.561, +1,9%) completou o pódio.
O grande destaque do ano foi o Astra. Auxiliado pela chegada da nova geração às concessionárias, o modelo da Opel/Vauxhall foi o preferido por 253.483 unidades, atrás do Ford Fiesta (300.528) e do Opel/Vauxhall Corsa (264.844), e garantiu sua primeira presença no top 10 desde 2013 graças a um crescimento de 29,6%.
Segundo mais vendido na França, o Peugeot 208 (249.047, +8%) foi o 7º na lista do continente. Com um crescimento superior a 300%, o novo Hyundai Tucson emplacou 154.009 unidades e pela primeira vez garantiu um lugar no top 25.
Na disputa entre fabricantes, a VW (1.714.646) permaneceu soberana, mas foi a única a perder espaço entre as dez primeiras colocadas (-0,5%) - além da alemã, apenas Nissan (550.510, -1,2%) e Citroën (543.798, -1,2%) venderam menos em 2016 do que em 2015 dentro do top 20.
Graças a um avanço de 12,9%, a Renault (1.101.400) reassumiu a segunda posição, quase 60 mil unidades à frente da Ford (1.056.115, +1,5%). Entre as premium, a Audi (830.364), em alta de 8,3%, perdeu a posição de honra para a Mercedes-Benz (845.178) pela primeira vez desde 2010 – a marca de Stuttgart cresceu 13,9%, a maior evolução do top 20.
POS. | MODELO | 2016 | % VAR. 2016/2015 |
1 | VW Golf | 492.952 | -7,8% |
2 | Renault Clio | 315.115 | 3,0% |
3 | VW Polo | 308.561 | 1,9% |
4 | Ford Fiesta | 300.528 | -4,4% |
5 | Opel/Vauxhall Corsa | 264.844 | -1,9% |
6 | Opel/Vauxhall Astra | 253.483 | 29,6% |
7 | Peugeot 208 | 249.047 | 8,0% |
8 | Nissan Qashqai | 234.340 | 0,9% |
9 | Skoda Octavia | 230.255 | 5,6% |
10 | Renault Captur | 217.105 | 11,1% |
11 | Ford Focus | 214.435 | -8,5% |
12 | VW Passat | 208.575 | -8,4% |
13 | Peugeot 308 | 195.653 | -9,1% |
14 | Toyota Yaris | 193.969 | 5,2% |
15 | Fiat Panda | 191.617 | 10,5% |
16 | Audi A3 | 190.660 | -4,5% |
17 | Fiat 500 | 183.730 | 1,8% |
18 | VW Tiguan | 180.198 | 21,3% |
19 | Skoda Fabia | 177.301 | 9,8% |
20 | Mercedes-Benz Classe C | 176.551 | 1,8% |
21 | Peugeot 2008 | 176.349 | 13,5% |
22 | Dacia Sandero | 170.300 | 13,9% |
23 | Opel/Vauxhall Mokka/Mokka X | 164.682 | 0,5% |
24 | Audi A4 | 163.491 | 31,1% |
25 | Hyundai Tucson | 154.009 | 304,8% |
26 | Renault Mégane | 149.051 | 20,3% |
27 | Seat Leon | 144.740 | 1,8% |
28 | BMW Série 3 | 143.945 | 0,3% |
29 | Mercedes-Benz Classe A | 142.722 | 18,5% |
30 | Dacia Duster | 141.299 | 11,6% |
31 | Kia Sportage | 139.097 | 31,4% |
32 | Mini | 135.875 | -0,3% |
33 | Citroën C3 | 134.560 | 8,3% |
34 | BMW Série 1 | 132.588 | 1,0% |
35 | Toyota Auris | 129.795 | -0,9% |
36 | Renault Kadjar | 128.737 | 161,1% |
37 | Seat Ibiza | 121.423 | 2,5% |
38 | Ford Kuga | 119.729 | 16,5% |
39 | VW Touran | 111.881 | 51,3% |
40 | Citroën C4 Picasso | 106.326 | -4,8% |
41 | Fiat 500X | 106.226 | 41,9% |
42 | BMW Série 2 | 102.188 | 18,5% |
43 | Hyundai i20 | 99.785 | 9,3% |
44 | Mercedes-Benz Classe E | 99.517 | 17,2% |
45 | VW Up! | 98.222 | -7,5% |
46 | Nissan Juke | 98.210 | -4,5% |
47 | BMW X1 | 97.044 | 130,3% |
48 | Audi A1 | 96.710 | 5,3% |
49 | Audi A6 | 93.805 | -2,0% |
50 | Audi Q3 | 92.671 | 12,4% |
POS. | MARCA | 2016 | % VAR. 2016/2015 |
1 | Volkswagen | 1.714.646 | -0,5% |
2 | Renault | 1.101.400 | 12,9% |
3 | Ford | 1.056.115 | 1,5% |
4 | Opel/Vauxhall | 991.172 | 5,5% |
5 | Peugeot | 865.426 | 1,1% |
6 | Mercedes-Benz | 845.178 | 13,9% |
7 | Audi | 830.364 | 8,3% |
8 | BMW | 820.505 | 9,9% |
9 | Fiat | 731.980 | 13,1% |
10 | Skoda | 663.467 | 7,3% |
11 | Toyota | 600.993 | 7,1% |
12 | Nissan | 550.510 | -1,2% |
13 | Citroën | 543.798 | -1,2% |
14 | Hyundai | 502.773 | 7,6% |
15 | Kia | 434.174 | 12,4% |
16 | Dacia | 419.466 | 10,2% |
17 | Seat | 350.203 | 3,8% |
18 | Volvo | 290.388 | 1,6% |
19 | Mazda | 235.879 | 11,8% |
20 | Mini | 209.451 | 11,3% |
... | ... | ... | ... |
| Total | 15.141.326 | +6,5% |
EM DEZEMBRO
Com quase 1,2 milhão de unidades vendidas, o mercado europeu encerrou o último mês de 2016 em alta de 3,4% sobre 2015. Os destaques de dezembro foram três modelos da Renault.
Com 32.018 unidades, o Clio ficou a menos de 5,5 mil unidades do líder VW Golf (37.488). O Captur, com 19.776 unidades, foi o SUV/crossover nº 1 no continente pelo segundo mês seguido. Por fim, o Mégane (18.982 unidades) quase dobrou as vendas de 2015 e garantiu seu primeiro top 10 desde dezembro de 2012. Esta foi a primeira vez na história que a marca francesa emplacou três modelos entre os sete mais vendidos.
Top 5 pelo terceiro mês seguido, o Opel/Vauxhall, em alta de 31,3%, foi o preferido por 21.536 unidades, já demonstrando potencial para brigar por pódios ao longo de 2017.
POS. | MODELO | DEZ 2016 | % VAR. 2016/2015 |
1 | VW Golf | 37.488 | -6,4% |
2 | Renault Clio | 32.018 | 11,6% |
3 | Ford Fiesta | 22.942 | 0,7% |
4 | VW Polo | 22.801 | -1,4% |
5 | Opel/Vauxhall Astra | 21.536 | 31,3% |
6 | Renault Captur | 19.776 | 14,7% |
7 | Renault Mégane | 18.982 | 92,7% |
8 | VW Tiguan | 18.603 | 55,9% |
9 | Skoda Octavia | 18.517 | 15,0% |
10 | Peugeot 208 | 18.143 | -4,9% |
11 | Nissan Qashqai | 17.853 | 3,3% |
12 | VW Passat | 17.572 | -14,1% |
13 | Opel/Vauxhall Corsa | 17.406 | -11,6% |
14 | Ford Focus | 16.370 | -1,7% |
15 | Toyota Yaris | 14.391 | 7,5% |
16 | Skoda Fabia | 13.819 | 15,2% |
17 | Peugeot 2008 | 13.785 | 12,3% |
18 | Mercedes-Benz Classe C | 13.721 | 10,2% |
19 | Fiat 500 | 13.487 | 5,3% |
20 | Peugeot 308 | 13.320 | -51,1% |
21 | Audi A3 | 13.281 | -0,8% |
22 | BMW Série 1 | 13.258 | -1,0% |
23 | Fiat Panda | 13.252 | 4,0% |
24 | Dacia Duster | 13.108 | 14,9% |
25 | Opel/Vauxhall Mokka/Mokka X | 13.052 | 6,1% |
26 | Dacia Sandero | 13.025 | -6,8% |
27 | Citroën C3 | 12.170 | 30,8% |
28 | Renault Kadjar | 12.114 | 8,8% |
29 | Mini | 11.681 | -4,7% |
30 | Hyundai Tucson | 11.589 | 27,4% |
31 | Mercedes-Benz Classe A | 11.415 | 22,9% |
32 | BMW Série 3 | 11.164 | -9,9% |
33 | Audi A4 | 10.685 | 50,7% |
34 | Toyota Auris | 10.486 | -27,9% |
35 | BMW X1 | 9.289 | 23,4% |
36 | Seat Leon | 9.046 | -20,1% |
37 | Mercedes-Benz Classe E | 8.202 | 44,7% |
38 | Fiat 500X | 8.113 | -9,7% |
39 | Hyundai i20 | 8.078 | 23,6% |
40 | Seat Ibiza | 7.973 | -4,3% |
41 | Ford Kuga | 7.940 | -11,9% |
42 | Nissan Juke | 7.932 | 0,5% |
43 | Kia Sportage | 7.737 | 14,2% |
44 | BMW Série 2 | 7.482 | -4,2% |
45 | VW Touran | 7.439 | -8,5% |
46 | VW Up! | 6.565 | -17,2% |
47 | Citroën C4 Picasso | 6.555 | -22,6% |
48 | Audi Q3 | 6.419 | 16,4% |
49 | Audi A1 | 6.273 | -4,8% |
50 | Audi A6 | 6.236 | -7,4% |
POS. | MARCA | DEZ 2016 | % VAR. 2016/2015 |
1 | Volkswagen | 133.368 | -0,3% |
2 | Renault | 112.953 | 15,5% |
3 | Ford | 77.682 | -4,8% |
4 | Opel/Vauxhall | 72.484 | 1,9% |
5 | Mercedes-Benz | 68.835 | 15,7% |
6 | BMW | 68.245 | -1,5% |
7 | Peugeot | 65.353 | -14,7% |
8 | Audi | 61.296 | 19,7% |
9 | Fiat | 53.585 | 12,0% |
10 | Skoda | 52.334 | 14,5% |
11 | Toyota | 49.207 | 7,2% |
12 | Nissan | 42.146 | 3,5% |
13 | Hyundai | 38.477 | -5,4% |
14 | Citroën | 37.632 | -9,7% |
15 | Dacia | 37.496 | 6,7% |
16 | Volvo | 30.016 | -13,4% |
17 | Kia | 27.239 | 10,4% |
18 | Seat | 26.882 | 7,2% |
19 | Mini | 17.887 | -2,4% |
20 | Mazda | 16.154 | 0,5% |
... | ... | ... | ... |
| Total | 1.196.792 | +3,4% |
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog