Com retoque no visual e novos itens disponíveis, o Toyota Vios 2017 está sendo lançado na Tailândia. Irmão mais luxuoso do Etios, ele usa a mesma plataforma, a EFC (Entry Family Car, ou carro familiar de entrada) e chegou a ser cotado e até flagrado em testes no Brasil. Algumas publicações davam como certa a chegada do modelo ao país, inclusive com produção nacional na fábrica de Sorocaba, o que acabou não acontecendo.  Disponível em quatro versões, a versão atualizada do compacto da marca japonesa tem preços entre 609.000 baht (R$ 54,5 mil) e 789.000 baht (R$ 70,7 mil). 

Mais alinhado com o modelo chinês em termos de aparência, o Vios 2017 ganhou novos faróis projetores com LEDs diurnos integrados, grade frontal em "T", faróis de neblina reposicionados e rodas 15" e 16" com novo design. Na traseira, as lanternas ganharam novas lentes e disposição interna. Além disso, o para-choque ganhou design mais "limpo" que o do modelo anterior.    

 

Toyota Vios 2017

 

Internamente, as mudanças foram bem discretas. Em relação ao modelo vendido na Tailândia, este possui quatro opções de cores para o acabamento interno. Itens como acesso e partida sem chave, bancos de couro e ar-condicionado digital continuam a ser oferecidos, enquanto câmera auxiliar traseira agora está disponível nas versões mais equipadas. Em termos de segurança, o compacto possui airbags frontais, ABS/EDB, assistência de frenagem, Isofix e controles de estabilidade e tração.

Sob o capô, o modelo continua com a mesma opção mecânica: o motor 1.5 Dual VVT-i (mesmo do Etios) de 109 cv e 14,3 kgfm de torque associado ao câmbio automático do tipo CVT com 7 marchas virtuais (não há opção de câmbio manual).

 

Toyota Vios 2017

 

Posicionado logo acima do Etios, o Vios está no segmento de modelos como Polo, Fiesta e 208, entre outros. Seria boa pedida para a Toyota competir no mesmo segmento no Brasil, mas não há nem sinal de que ele virá. Talvez em uma nova geração...

Leia também:

Fotos: divulgação 

Galeria: Toyota Vios 2017

Envie seu flagra! flagra@motor1.com