Com a posse programada para esta sexta-feira (20), o novo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já se envolveu em várias polêmicas por declarações e opiniões suas e de sua equipe, que afetam diretamente a indústria automotiva. 

Veja na lista abaixo as que tiveram mais repercussão:  

1 - Trump diz que investimento de US$ 1,6 bi da Ford no México é "uma vergonha"

Famoso por sua campanha excêntrica e idéias radicais, Trump desta vez disparou seu ódio contra a Ford, após a marca divulgar planos de abrir uma nova fábrica no México. "Esta transação é uma grande vergonha. Nossos políticos desonestos e os interesses que os movem estão rindo na cara dos cidadãos norte-americanos", disse o presidente à agência Reuters.

 

Donald Trump

 

2 - Trump ameaça a GM em polêmica sobre o Cruze Hatch

Trump também criou uma nova polêmica, desta vez conta a gigante norte-americana. Em um tweet, o novo Chefe de Estado apontou o dedo na cara da General Motors, afirmando que a marca está importando o Cruze Hatch do México e cruzando a fronteira sem pagar impostos. 

 

Sergio Marchionne vs Donald Trump

3 - Trump questiona fábrica da Toyota no México, mas erra onde ela ficará

Donald Trump continua a disparar sua metralhadora contra as principais montadoras que atuam nos Estados Unidos. Depois de atingir a GM e a Ford com suas críticas, o presidente eleito agora atacou a Toyota. Poucas horas após a fabricante japonesa falar de sua nova fábrica no México para produzir o Corolla, o presidente eleito usou mais uma vez o Twitter para deixar a mensagem "Sem chance! Produza nos Estados Unidos ou pague todos os impostos de importação". 

4 - Trump pode virar as costas para o setor de etanol e preocupa indústria

Equipe de assessores do presidente é formada basicamente por defensores da indústria do petróleo. Ao contrário do que pregou durante toda a campanha, Donald Trump não deve dar a atenção prometida ao setor produtor de etanol nos Estados Unidos. Em declarações recentes, membros da assessoria econômica do presidente não pouparam críticas à política de biocombustíveis e a julgaram como pouco relevante. "É um fossa negra de negociações", disse o bilionário Carl Icahn.

 

Donald Trump

 

5 - Equipe de Trump sinaliza que pode taxar carros importados do Canadá

Após as polêmicas declarações de Trump envolvendo a produção da Ford e GM no México, agora as atenções se voltam para o Canadá. Nesta semana, a administração Trump sinalizou que seu vizinho do norte poderia enfrentar as mesmas restrições comerciais, conforme diz a matéria do site Automotive News. 

Leia também:

Fotos: divulgação

 

Galeria: Donald Trump

Envie seu flagra! flagra@motor1.com