A Audi comemora nesta semana a produção de 8 milhões de veículos equipados com tração integral quattro. Desenvolvido no fim da década de 1970, o sistema chegou ao mercado em 1980, com o cupê homônimo quattro, e desde então se popularizou por toda a gama da marca. Em 2015, por exemplo, 44% dos carros vendidos pela companhia saíram de fábrica com o dispositivo.

Desde o lançamento, a tecnologia já foi aplicada em mais de 100 modelos e virou marca registrada dos esportivos e utilitários de Ingolstadt. O modelo premiado deste vez foi um exemplar do Q5 da nova geração, produzido na recém-inaugurada fábrica de San José Chiapa, no México, e equipado com motor 2.0 TFSI.

 

2018 Audi SQ5

 

De acordo com a Audi, atualmente os modelos Q7, R8, A8, A4 Allroad, A6 Allroad e todas as versões R e RS contam de série com a tração quattro - no restante da linha, ele é item opcional. Alemanha, Estados Unidos, Rússia, Canadá e Oriente Médio são os maiores consumidores da tecnologia.

"Dinamismo, esportividade, precisão técnica e segurança são as principais características que o quattro representa. Cerca de 30 anos atrás, ele foi reconhecido como um feito pioneiro; hoje, é sinônimo de progresso técnico", diz a marca.

Leia também:

Fotos: divulgação

Galeria: 2018 Audi SQ5

Envie seu flagra! flagra@motor1.com