De volta à velha forma. Superado em 2015, o Chevrolet Camaro, agora em nova geração, emplacou 478 unidades – alta de 23,5% sobre o ano anterior – e retomou a liderança entre os esportivos em 2016.
Preferido no ano anterior, o BMW Série 4 (171) não teve um grande ano. Além de perder mais de 70% dos compradores no período, o alemão também foi superado pelo conterrâneo Audi TT (417), que avançou 14,7% e garantiu quase 250 unidades de vantagem.
A surpresa do ano veio do Japão: com 146 unidades, o Subaru WRX assegurou o quarto lugar num top 10 em que apenas ele e o líder Camaro se intrometeram num domínio de modelos alemães, com destaque para o Porsche 911 (141), cujas vendas mais do que duplicaram nos últimos doze meses.
Vice-líder até 2014, o Mercedes SLC / SLK (118) caiu da quarta para a sexta posição, em retração de quase 55%, e por pouco também não foi superado por outros três conterrâneos, com o Porsche Boxster (112) à frente do BMW M3 (111) e do Mercedes A45 AMG (110).
Grande rival do SLC / SLK no mercado internacional, o BMW Z4 também não teve um bom ano: com 67 emplacamentos, o modelo foi apenas o 10º e por muito pouco também não foi ultrapassado pelo S3 (66), que recuou quase 60% - o Audi havia sido o quinto mais vendido em 2015.
Se o S3 foi uma decepção para a marca das argolas, o R8 devolveu a alegria, com suas 24 unidades, 700% a mais do que na última lista. Dois modelos sem importação oficial tiveram um 2016 para esquecer: o Chevrolet Corvette (22) e o Ford Mustang (19) registraram quedas superiores a 66%. Com 6 unidades (+200%), o Ferrari 488 GTB foi o melhor entre os italianos.
Esportivos | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2016 | % PART. | TOTAL 2015 | % PART. | % VARIAÇÃO 16/15 | POS. EM 2015 |
1º | CHEVROLET CAMARO | 478 | 19,93% | 387 | 12,75% | 23,51% | 2º |
2º | AUDI TT / TTS | 414 | 17,26% | 361 | 11,89% | 14,68% | 3º |
3º | BMW SÉRIE 4 | 171 | 7,13% | 582 | 19,18% | -70,62% | 1º |
4º | SUBARU WRX | 146 | 6,09% | 0 | 0,00% | - | 53º |
5º | PORSCHE 911 | 141 | 5,88% | 68 | 2,24% | 107,35% | 15º |
6º | MERCEDES-BENZ SLK/SLC | 118 | 4,92% | 261 | 8,60% | -54,79% | 4º |
7º | PORSCHE BOXSTER | 112 | 4,67% | 82 | 2,70% | 36,59% | 12º |
8º | BMW M3 | 111 | 4,63% | 101 | 3,33% | 9,90% | 11º |
9º | MERCEDES-BENZ A45 AMG | 110 | 4,59% | 107 | 3,53% | 2,80% | 9º |
10º | BMW Z4 | 67 | 2,79% | 107 | 3,53% | -37,38% | 8º |
11º | AUDI S3 | 66 | 2,75% | 156 | 5,14% | -57,69% | 5º |
12º | BMW M135i | 45 | 1,88% | 107 | 3,53% | -57,94% | 7º |
13º | MITSUBISHI LANCER EVO | 45 | 1,88% | 62 | 2,04% | -27,42% | 16º |
14º | PORSCHE CAYMAN | 41 | 1,71% | 40 | 1,32% | 2,50% | 20º |
15º | BMW M6 | 39 | 1,63% | 74 | 2,44% | -47,30% | 14º |
16º | BMW M235i | 33 | 1,38% | 104 | 3,43% | -68,27% | 10º |
17º | AUDI RS6 | 30 | 1,25% | 0 | 0,00% | - | 44º |
18º | BMW M4 | 27 | 1,13% | 114 | 3,76% | -76,32% | 6º |
19º | AUDI R8 | 24 | 1,00% | 3 | 0,10% | 700,00% | 29º |
20º | BMW M2 | 24 | 1,00% | 0 | 0,00% | - | 46º |
21º | CHEVROLET CORVETTE | 22 | 0,92% | 79 | 2,60% | -72,15% | 13º |
22º | AUDI RS3 | 21 | 0,88% | 0 | 0,00% | - | 43º |
23º | FORD MUSTANG | 19 | 0,79% | 57 | 1,88% | -66,67% | 17º |
24º | JAGUAR F-TYPE | 19 | 0,79% | 46 | 1,52% | -58,70% | 18º |
25º | BMW M5 | 12 | 0,50% | 37 | 1,22% | -67,57% | 21º |
26º | BMW M140i | 9 | 0,38% | 0 | 0,00% | - | 45º |
27º | FERRARI 488 GTB | 6 | 0,25% | 2 | 0,07% | 200,00% | 32º |
28º | JAGUAR XFR | 6 | 0,25% | 3 | 0,10% | 100,00% | 30º |
29º | BENTLEY CONTINENTAL GT | 5 | 0,21% | 4 | 0,13% | 25,00% | 28º |
30º | FERRARI CALIFORNIA | 5 | 0,21% | 2 | 0,07% | 150,00% | 33º |
31º | BMW M240i | 4 | 0,17% | 0 | 0,00% | - | 47º |
32º | PEUGEOT RCZ | 4 | 0,17% | 40 | 1,32% | -90,00% | 19º |
33º | BMW i8 | 3 | 0,13% | 10 | 0,33% | -70,00% | 22º |
34º | FERRARI 458 | 3 | 0,13% | 9 | 0,30% | -66,67% | 23º |
35º | FERRARI F12 TDF | 3 | 0,13% | 0 | 0,00% | - | 49º |
36º | LAMBORGHINI HURACAN | 3 | 0,13% | 5 | 0,16% | -40,00% | 26º |
37º | ASTON MARTIN VANTAGE | 2 | 0,08% | 2 | 0,07% | 0,00% | 31º |
38º | FERRARI 488 SPIDER | 2 | 0,08% | 0 | 0,00% | - | 48º |
39º | MASERATI GT | 2 | 0,08% | 1 | 0,03% | 100,00% | 38º |
40º | FERRARI F12 BERLINETTA | 1 | 0,04% | 1 | 0,03% | 0,00% | 34º |
41º | FERRARI FF | 1 | 0,04% | 6 | 0,20% | -83,33% | 24º |
42º | LAMBORGHINI AVENTADOR | 1 | 0,04% | 1 | 0,03% | 0,00% | 35º |
43º | MASERATI GRANCABRIO | 1 | 0,04% | 1 | 0,03% | 0,00% | 37º |
44º | NISSAN GTR | 1 | 0,04% | 0 | 0,00% | - | 52º |
45º | ROLLS-ROYCE WRAITH | 1 | 0,04% | 1 | 0,03% | 0,00% | 40º |
46º | ASTON MARTIN DB9 | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | 41º |
47º | ASTON MARTIN VIRAGE | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | 42º |
48º | AUDI RS4 | 0 | 0,00% | 4 | 0,13% | -100,00% | 27º |
49º | JAGUAR XK | 0 | 0,00% | 6 | 0,20% | -100,00% | 25º |
50º | LAMBORGHINI GALLARDO | 0 | 0,00% | 1 | 0,03% | -100,00% | 36º |
51º | MERCEDES-BENZ SL | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | 50º |
52º | MERCEDES-BENZ SLS | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | 51º |
53º | ROLLS-ROYCE DROPHEAD | 0 | 0,00% | 1 | 0,03% | -100,00% | 39º |
|
| 2398 | 100,00% | 3035 | 100,00% | -20,99% |
|
Observação: A Fenabrave não disponibilizou os números do Mercedes-AMG GT em 2016.
Em dezembro
Praticamente estável em relação a novembro, o Camaro (60) praticamente triplicou os números de dezembro de 2015 e se manteve à frente do TT, que cresceu 12,2% de um mês para o outro e reduziu a vantagem do primeiro colocado.
O destaque do mês, no entanto, foi o WRX. Com 23 unidades, o modelo chegou ao pódio ao atingir seu recorde no país, deixando Série 4 (22) e SLC / SLK (21) para trás. Sexto, o Boxster (16) avançou quase 170% no período.
No apagar das luzes de 2016, o mercado ainda presenciou a chegada às ruas de dois Lamborghini Huracán e de um Aston Martin Vantage.
Esportivos | |||||||||
POS. | MODELO | DEZ/16 | NOV/16 | DEZ/15 | % DEZ 16 | % NOV 16 | % DEZ 15 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º | CHEVROLET CAMARO | 60 | 61 | 21 | 21,05% | 26,99% | 8,50% | -1,64% | 185,71% |
2º | AUDI TT / TTS | 46 | 41 | 47 | 16,14% | 18,14% | 19,03% | 12,20% | -2,13% |
3º | SUBARU WRX | 23 | 16 | 0 | 8,07% | 7,08% | 0,00% | 43,75% | - |
4º | BMW SÉRIE 4 | 22 | 24 | 24 | 7,72% | 10,62% | 9,72% | -8,33% | -8,33% |
5º | MERCEDES-BENZ SLK/SLC | 21 | 14 | 19 | 7,37% | 6,19% | 7,69% | 50,00% | 10,53% |
6º | PORSCHE BOXSTER | 16 | 17 | 6 | 5,61% | 7,52% | 2,43% | -5,88% | 166,67% |
7º | PORSCHE 911 | 15 | 2 | 12 | 5,26% | 0,88% | 4,86% | 650,00% | 25,00% |
8º | BMW M140i | 9 | 0 | 0 | 3,16% | 0,00% | 0,00% | - | - |
9º | BMW M3 | 9 | 5 | 17 | 3,16% | 2,21% | 6,88% | 80,00% | -47,06% |
10º | MERCEDES-BENZ A45 AMG | 9 | 7 | 10 | 3,16% | 3,10% | 4,05% | 28,57% | -10,00% |
11º | BMW Z4 | 7 | 3 | 9 | 2,46% | 1,33% | 3,64% | 133,33% | -22,22% |
12º | PORSCHE CAYMAN | 7 | 3 | 7 | 2,46% | 1,33% | 2,83% | 133,33% | 0,00% |
13º | BMW M2 | 6 | 2 | 0 | 2,11% | 0,88% | 0,00% | 200,00% | - |
14º | BMW M4 | 5 | 1 | 6 | 1,75% | 0,44% | 2,43% | 400,00% | -16,67% |
15º | BMW M6 | 5 | 3 | 7 | 1,75% | 1,33% | 2,83% | 66,67% | -28,57% |
16º | AUDI R8 | 4 | 1 | 0 | 1,40% | 0,44% | 0,00% | 300,00% | - |
17º | AUDI RS6 | 4 | 1 | 0 | 1,40% | 0,44% | 0,00% | 300,00% | - |
18º | AUDI S3 | 4 | 8 | 6 | 1,40% | 3,54% | 2,43% | -50,00% | -33,33% |
19º | BMW M240i | 4 | 0 | 0 | 1,40% | 0,00% | 0,00% | - | - |
20º | CHEVROLET CORVETTE | 2 | 2 | 3 | 0,70% | 0,88% | 1,21% | 0,00% | -33,33% |
21º | JAGUAR F-TYPE | 2 | 3 | 1 | 0,70% | 1,33% | 0,40% | -33,33% | 100,00% |
22º | LAMBORGHINI HURACAN | 2 | 0 | 0 | 0,70% | 0,00% | 0,00% | - | - |
23º | ASTON MARTIN VANTAGE | 1 | 0 | 0 | 0,35% | 0,00% | 0,00% | - | - |
24º | BMW M235i | 1 | 2 | 14 | 0,35% | 0,88% | 5,67% | -50,00% | -92,86% |
25º | FERRARI 488 GTB | 1 | 1 | 2 | 0,35% | 0,44% | 0,81% | 0,00% | -50,00% |
26º | ASTON MARTIN DB9 | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
27º | ASTON MARTIN VIRAGE | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
28º | AUDI RS3 | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
29º | AUDI RS4 | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
30º | BENTLEY CONTINENTAL GT | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
31º | BMW i8 | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
32º | BMW M135i | 0 | 1 | 10 | 0,00% | 0,44% | 4,05% | -100,00% | -100,00% |
33º | BMW M5 | 0 | 1 | 2 | 0,00% | 0,44% | 0,81% | -100,00% | -100,00% |
34º | FERRARI 458 | 0 | 0 | 2 | 0,00% | 0,00% | 0,81% | - | -100,00% |
35º | FERRARI 488 SPIDER | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
36º | FERRARI CALIFORNIA | 0 | 1 | 0 | 0,00% | 0,44% | 0,00% | -100,00% | - |
37º | FERRARI F12 BERLINETTA | 0 | 1 | 0 | 0,00% | 0,44% | 0,00% | -100,00% | - |
38º | FERRARI F12 TDF | 0 | 2 | 0 | 0,00% | 0,88% | 0,00% | -100,00% | - |
39º | FERRARI FF | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
40º | FORD MUSTANG | 0 | 2 | 1 | 0,00% | 0,88% | 0,40% | -100,00% | -100,00% |
41º | JAGUAR XFR | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
42º | JAGUAR XK | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
43º | LAMBORGHINI AVENTADOR | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
44º | LAMBORGHINI GALLARDO | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
45º | MASERATI GRANCABRIO | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
46º | MASERATI GT | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
47º | MERCEDES-BENZ SL | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
48º | MERCEDES-BENZ SLS | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
49º | MITSUBISHI LANCER EVO | 0 | 1 | 18 | 0,00% | 0,44% | 7,29% | -100,00% | -100,00% |
50º | NISSAN GTR | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
51º | PEUGEOT RCZ | 0 | 0 | 3 | 0,00% | 0,00% | 1,21% | - | -100,00% |
52º | ROLLS-ROYCE DROPHEAD | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
53º | ROLLS-ROYCE WRAITH | 0 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - | - |
|
| 285 | 226 | 247 | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 26,11% | 15,38% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com