Não, não há erro de digitação no título nem você passou batido pelo ano que acabou de começar. A Toyota está lançando a linha 2018 do Etios em pleno janeiro de 2017. Tudo bem, concordamos que é estranho saber que não existirá Etios 2017/2017, apenas 2016/2017 e 2017/2018, mas a marca diz que isso é um passo importante para a estratégia do modelo no Brasil e ao redor do mundo.

Para entender, vamos começar com o carro. O Toyota Etios 2018 assume o visual que já conhecemos nas versões Platinum e Ready desde o segundo semestre de 2016. A explicação é que eles foram usados para "validar" as mudanças de para-choques, grade e spoilers - em português claro, ver a aceitação do público. A não ser o Cross, esta é a cara com que os Etios Hatch e Sedã chegam às concessionárias esta semana. 

Toyota Etios Hatch 2018
Toyota Etios Hatch 2018
Toyota Etios Hatch 2018

O Etios Platinum continua no topo da linha, agora com uma base cromada na grade e um jogo de tapetes em carpete bordados para diferenciá-lo dos demais. O Ready também sobrevive, se diferenciando do X pelos acessórios como a central multimídia e a bolsa no porta-malas, por exemplo. O spoiler lateral é peça exclusiva das versões XLS e Platinum, que aproveitam o embalo para perder o câmbio manual e serem vendidas apenas com o automático de 4 marchas. O mesmo acontece na linha Cross, que não muda visualmente e responde apenas por 3% das vendas na família.

O Etios no Brasil, mundo e mercado

O compacto da Toyota nasceu como um carro de projeto barato, simples e rústico para os países emergentes. Isso explica o painel de instrumentos central (é mais fácil adaptar o volante no lado esquerdo ou no direito) e as linhas quadradas, que facilitam na hora de planejar o espaço interno. Ele desembarcou no Brasil em 2012 e conheceu uma clientela mais exigente do que, por exemplo, na Índia. Sobraram questionamentos para o lado da Toyota, que sempre ofereceu produtos com qualidade exemplar batizados de Hilux e Corolla. 

As reclamações eram muitas. Ele era barulhento, muito simples no acabamento e com um painel de instrumentos de visualização problemática. Em abril do ano passado, a Toyota mostrou um "novo" Etios. Ganhava melhorias no acabamento, volante de Corolla, painel digital com tela de TFT herdado do Prius e novos motores 1.3 e 1.5, mais potentes e econômicos, fabricados em Porto Feliz (SP). Também passou a ser o carro com câmbio automático mais barato do país, com a caixa de 4 marchas vinda do Corolla da geração anterior. 

Toyota Etios Hatch 2018
Toyota Etios Hatch 2018
Toyota Etios Hatch 2018

Funcionou. As vendas deram um expressivo pulo, mesmo em um ano fraco para o mercado em geral. Contando Etios Sedã, Hatch e Cross, a participação realmente aumentou: se em 2015 foram vendidos 61.369 Etios em um mercado de 2,57 milhões de unidades, em 2016 foram 67.765 emplacados (37.974 hatches e 29.791 sedãs) em uma geral de 2,05 milhões. Como curiosidade (e uma noção da tendência do nosso mercado), a Toyota previa que o câmbio automático respondesse por 40% das vendas quando o lançou. Fechou 2016 com 60%, um dos motivos que levaram ao fim do XLS e do Cross com transmissão manual. 

 

 

 

Com isso, o consumidor brasileiro colocou um novo patamar de qualidade para o Etios ao redor do mundo e tornou a filial brasileira líder de projeto da linha. Este desenho, desenvolvido no novo centro da Toyota em São Bernardo do Campo (SP), já chegou ao Etios indiano e aos poucos se tornará padrão nos demais mercados, tanto na América Latina quanto do outro lado do oceano. 

Toyota Etios Hatch 2018
Toyota Etios Hatch 2018

 

O Etios não muda em nada além do visual para a linha 2018. Mantém os motores 1.3 de até 98 cv e 1.5 de até 107 cv, com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 4. Já os preços sobem. Veja a tabela:

Versão Preço anterior Preço (janeiro/17)
Etios Hatch X 1.3 manual R$ 45.320 R$ 45.990
Etios Hatch X 1.3 automático R$ 50.110 R$ 50.890
Etios Hatch XS 1.5 manual R$ 50.470 R$ 51.190
Etios Hatch XS 1.5 automático R$ 55.390 R$ 56.090
Etios Hatch Ready 1.5 automático R$ 59.780 R$ 59.840
Etios Hatch XLS 1.5 automático R$ 60.550 R$ 61.390
Etios Hatch Cross 1.5 automático R$ 64.230 R$ 64.290
Etios Hatch Platinum 1.5 automático R$ 64.700 R$ 64.990
Etios Sedã X 1.5 manual R$ 49.960 R$ 50.690
Etios Sedã X 1.5 automático R$ 54.860 R$ 55.590
Etios Sedã XS 1.5 manual R$ 53.250 R$ 53.990
Etios Sedã XS 1.5 automático R$ 58.240 R$ 58.890
Etios Sedã XLS 1.5 automático R$ 63.600 R$ 64.190
Etios Sedã Platinum 1.5 automático R$ 68.330 R$ 68.390

Leia também:

Fotos: Rafael Munhoz para a Toyota

 

Galeria: Galeria - Toyota Etios 2018

Envie seu flagra! flagra@motor1.com