PEQUENAS

Com todos os modelos da categoria em baixa, a líder Strada foi quem mais perdeu entre as primeiras colocadas. Em seu pior ano desde 2007 (61.331), o modelo da Fiat emplacou 59.449 unidades, 40,5% a menos do que em 2015. Para se ter uma idéia da queda, entre 2010 e 2014 a Strada sempre emplacou mais de 100 mil unidades anuais.

Strada CE

Também com retração superior a 40%, a Saveiro encerrou o ano com 33.950 unidades – ao menos a participação de mercado se manteve praticamente estável. A picape da VW não vendia tão pouco desde 2009, quando fechou o período com 29.783 unidade.

Registrando a menor queda do período (-37,6%), a Chevrolet Montana (14.769) foi a única a aumentar sua participação, de 13,1% para 13,7%. Lanterna da lista, a Hafei Mini emplacou apenas duas unidades, vinte e oito a menos do que no ano anterior.

  MODELO 2016 2015 VARIAÇÃO
Fiat Strada 59.449 99.980

-40,54%

VW Saveiro 33.950 56.704 -40,13%
Chevrolet Montana 14.769 23.651 -37,55%
Hafei Mini 2 30 -93,33%
  TOTAL 108.170 180.365 -40,03%

MÉDIAS / GRANDES

Aqui tivemos o grande destaque de 2016. Desbancando 15 anos de liderança da S10, a Fiat Toro, em seu primeiro ano cheio, assumiu a liderança do segmento ao emplacar 41.283 unidades, média mensal de quase 3,5 mil unidades.

Hilux

E as más notícias não acabaram para o modelo da Chevrolet, reestilizado no primeiro semestre do ano passado. Em queda de 20,3% em relação a 2015, a S10 (26.558) também foi superada pela nova geração da Hilux (34.031). Esta foi a primeira vez desde 2002 – último ano com dados divulgados pela Fenabrave – em que a Toyota ficou à frente da rival.

Quarta colocada, a Ford Ranger (15.812) por pouco não perdeu a posição para a Renault Duster Oroch (14.245), que também encerrou o seu primeiro ano cheio. Em baixa de quase 32%, a Mitsubishi L200 (9.943) caiu para o sexto lugar.

Amarok 2017

Reestilizada no último trimestre do ano passado, a VW Amarok foi novamente a lanterna do pelotão de frente, com 9.173 unidades (-24,9%). Fora deste pelotão, a veterana Nissan Frontier conquistou a preferência de apenas 3.605 consumidores, quase 40% a menos do que em 2015.

O destaque no pelotão de baixo foi a gigante Ram 2500 (457), cujas vendas cresceram mais de 450% - nada mal para um modelo que custa mais de R$ 250 mil.

  MODELO 2016 2015 VARIAÇÃO
Fiat Toro 41.283 65 63.412,31%
Toyota Hilux 34.031 32.900 3,44%
Chevrolet S10 26.558 33.330 -20,32%
Ford Ranger 15.812 16.880 -6,33%
Renault Oroch 14.245 3.273 335,23%
Mitsubishi L200 9.943 14.501 -31,43%
VW Amarok 9.173 12.211 -24,88%
Nissan Frontier 3.605 5.778 -37,61%
Lifan Foison

554

903 -38,65%
10º Ram 2500 457 83 450,6%
11º Rely Pick-Up 77 284 -72,89%
12º Effa Start Pick-Up 21 82 -74,39%
13º Hafei Ruiyi 16 89

-82,02%

14º Agrale Marruá 15 22 -31,82%
15º Mahindra HW KCD4 9 15 -40%
16º Ford F-150/F-250 2 9 -77,78%
17º Mahindra HW KCS32 2 52 -96,15%
18º Chevrolet Silverado 1 2 -50%
19º DFM Minitruck 1 1 -
20º Mahindra 1 15 -93,33%
21º Effa Plutus 0 4 -100%
22º Mahindra HW KCS34 0 7 -100%
23º Ssangyong Actyon Sports 0 50 -100%
24º Toyota Tacoma 0 1 -100%
  TOTAL 155.806

120.577

29,24%

EM DEZEMBRO

Novamente única a crescer em relação ao mesmo período de 2015, a Montana fechou 2016 em alta de 61%, emplacando mais de 2 mil unidades pela primeira vez no ano.

Líder, a Strada (4.975) vendeu menos do que em novembro e viu a participação de mercado cair quase nove pontos percentuais em apenas um mês – praticamente toda esta diferença foi para a Saveiro (2.262), que saltou dos 17% para 24,5%.

Picapes pequenas

  MODELO DEZ/16 DEZ/15 VARIAÇÃO
Fiat Strada 4.975 6.259 -20,51%
VW Saveiro 2.262 3.279 -31,02%
Chevrolet Montana 2.006 1.246 61%

Mais vendida na faixa superior desde abril, a Toro (5.288) atingiu seu novo recorde no apagar das luzes e ampliou para 31% seu market share. Superada pela S10 (2.707) no mês anterior, a Hilux (3.672) abriu quase mil unidades de vantagem graças ao seu melhor resultado em exatos dois anos (dezembro 2014: 5.088).

Em alta superior a 70%, a Ranger (1.694) retomou a posição perdida para a Duster Oroch (1.308) em novembro. Superando as mil unidades mensais pela primeira vez desde dezembro do ano passado (1.128), a L200 (1.084) assegurou quase 200 unidades de vantagem sobre a Amarok (871).

Picapes médias/grandes

  MODELO DEZ/16 DEZ/15 VARIAÇÃO
Fiat Toro 5.288 0 -
Toyota Hilux 3.672 2.103 74,61%
Chevrolet S10 2.707 2.236 21,06%
Ford Ranger 1.694 1.004 68,73%
Renault Oroch 1.308 1.232 6,17%
Mitsubishi L200 1.084 854 26,93%
VW Amarok 871 818 6,48%
Nissan Frontier 358 414

-13,53%

Lifan Foison 49 55 -10,91%
10º Ram 2500 30 20 50%
11º Ford F-150/F-250 1 0 -
12º Hafei Ruiyi 1 2 -50
13º MAHINDRA HW KCD4 1 1 -

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com