As cidades e a forma como as pessoas se locomovem hoje serão passado em alguns anos. Ao menos é isso que a Ford imagina neste vídeo, o "City of Tomorrow" (Cidade de Amanhã), mostrando como serão nossas vidas em um espaço de tempo de, mais ou menos, cinco anos. 

Para 2021, a previsão da Ford é que os carros autônomos já rodem pelas ruas, sejam eles particulares ou compartilhados. Ao mesmo tempo, as pesquisas para os elétricos continuarão em busca das melhores soluções, tanto para armazenamento de energia quanto para recarga rápida e em qualquer lugar. No médio prazo, de cerca de 15 anos, a expectativa é a conexão entre os carros, com troca de informações entre eles. Tudo isso levará a uma redução no tráfego e na poluição das grandes cidades. 

 

Cidade do Amanhã Ford

 

Os serviços de entrega terão mudanças neste tempo. Bicicletas elétricas e até mesmo drones farão o serviço de carros e motos nas grandes cidades. As vias acompanharão esta evolução e serão capazes de se adaptar ao fluxo para evitar ao máximo o trânsito parado. No meio disso tudo, menos estacionamentos (já que o acesso ao transporte público e compartilhado será melhorado) e mais áreas verdes. 

Avançando mais no tempo, a cidade retratada já traz os meios de transporte públicos de alta velocidade, carros totalmente autônomos, que dispensam até mesmo os semáforos, e drones gigantes fazendo o transporte para fins médicos. Pontos de recarga sem fio estarão em todos os lugares. Não haverá acidentes nem poluição, com maior qualidade de vida para a população. 

Uma divisão da Ford trabalha apenas neste segmento de mobilidade urbana, o Ford’s City Solutions team. Eles já até colaboram em decisões e planos de prefeituras. Vejamos o quanto disso será realidade em breve.

Fotos e vídeo: divulgação

 

Galeria: Cidade do Amanhã Ford

Envie seu flagra! flagra@motor1.com