Já mostrado em imagens prévias, o Audi Q8 é o principal destaque do estande da marca alemã no Salão de Detroit. Ainda um conceito, ele já está bem próximo do que veremos em sua forma final para 2018, segundo a marca. As fotos de segredo que publicamos por aqui confirmam o discurso. 

Como seu próprio nome diz, ele se posicionará acima do Q7, mas não tanto em dimensões. São 5,02 m de comprimento (contra 5,05 m do Q7) e entre-eixos de 3 m, quase o mesmo do irmão. Mas seu desenho segue uma cartilha mais esportiva, com caimento da traseira como um cupê, como o do BMW X6 e do Mercedes-Benz GLE Coupé. 

Audi Q8 Concept
Audi Q8 Concept

No conceito, o Q8 usa propulsão híbrida, com o motor V6 3.0 TFSI de 333 cv e elétrico com recarga "plug-in", ligados ao câmbio automático de oito marchas com tração quattro. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita, segundo a Audi, em apenas 5,4 segundos. Quando é usado apenas com propulsão elétrica, o Q8 tem autonomia de 60 km e recarga completa em 2,5 horas. 

A suspensão pneumática usa sistema adaptativo, para oferecer mais conforto e estabilidade conforme o piso ou a forma de condução selecionada. Tudo isso já adianta o que será visto no futuro SUV de produção da Audi, com muito disso já conhecido no Q7, vendido no Brasil. 

Audi Q8 Concept
Audi Q8 Concept
Audi Q8 Concept

Por dentro, quatro bancos individuais ressaltam o perfil esportivo do Q8. Por dentro, os comandos são todos feitos por toques em tela, seja entre os bancos ou no painel. Apagadas, as telas "somem" e se juntam ao acabamento em preto brilhante. Volante e alguns elementos lembram ou foram emprestados do Q7, indicando mais uma vez que ele é praticamente um carro pronto. 

Por fora, o Q8 traz elementos do primeiro Audi quattro, feito nos anos 1980, como as lanternas ligadas por um filete preto, o logo nas portas traseiras e a coluna C. A grade dianteira é maior que a dos Audi em produção e os faróis trazem a tecnologia LED, assim como as lanternas. 

Audi SQ5

2018 Audi SQ5
2018 Audi SQ5

O Q5, já apresentado com nova plataforma e mudanças visuais discretas, apareceu em sua versão esportiva, a SQ5. Ele continua com a mesma potência do anterior, 354 cv, mas troca o motor Supercharger por um turbo, V6 3.0 TFSI, com mais torque. A suspensão é 30 mm mais baixa que a da versão "normal" e tem função adaptativa, conforme o modo de condução selecionado. A tração é integral quattro e o câmbio é automático de 8 marchas. 

O SQ5 ficou 14 kg mais leve, por conta da nova plataforma e da construção com materiais nobres. Seu visual também o identifica mais claramente como o esportivo da linha em relação ao anterior, bem mais discreto. 

Fotos: divulgação

Galeria: Audi Q8 Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com